Projeto quer tornar cachoeiras de Presidente Figueiredo patrimônio histórico e cultural

Deputado Roberto Cidade é o autor do projeto de lei. Foto: Evandro Seixas

Um Projeto de Lei (PL) quer transformar as cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte de Manaus) em patrimônio histórico e cultural material do Estado do Amazonas. O projeto tramita nas comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

São mais de 80 cachoeiras catalogadas, como a cachoeira do Santuário, da Porteira, da Pedra Furada, da Orquídea e a de Iracema. Entre as cavernas, há a Gruta do Batismo, em Balbina, o Palácio Galo da Serra, a Gruta da Onça, a Catedral e uma das mais conhecidas: a Caverna do Maruaga, cenário de beleza cinematográfica.

“Presidente Figueiredo tem cenários belíssimos, com grande potencial para o ecoturismo. Principalmente com os constantes ataques ao nosso Polo Industrial, é importante que nós possamos estabelecer medidas que venham a desenvolver novos modelos econômicos para o nosso Estado”, disse o deputado Roberto Cidade (PV), autor do projeto.

Patrimônio

Segundo o Artigo 216 da Constituição Federal, configura patrimônio “as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *