21/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

IML libera 16 corpos de 55 detentos mortos em presídios

Publicado em 28 de maio, 2019

IML libera 16 corpos de 55 detentos mortos em presídios

IML libera 16 corpos de 55 detentos mortos em presídios. Fotos: Divulgação

Dos 55 detentos mortos nas chacinas em quatro presídios de Manaus, entre domingo (27) e segunda-feira (28), dezesseis já foram liberados para as famílias.

Os outros, todos do massacre de ontem, permanecem no Instituto Médico Legal (IML) e no caminhão frigorífico cedido pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O instituto tem capacidade para 22 gavetas para corpos e cadáveres.

IML

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o IML informaram, por volta das 10h de hoje, que foi liberado o corpo do detento Fábio Queiroz Ferreira, morto ontem, no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). Fábio foi um dos primeiros corpos encontrados no segundo dia de mortes nas cadeias.

Em nota, Seap e o IML informam que disponibilizaram atendimento psicossocial às famílias dos 40 detentos que morreram ontem em quatro unidades prisionais.

Atendimento

O grupo está à disposição dos familiares na sede do IML, localizado na avenida Noel Nutels, Cidade Nova 2, zona norte da capital amazonense. Os familiares devem apresentar documentação do representante da família e do falecido.

Status

Além do anúncio de apoio federal feito pelo governador Wilson Lima, haverá transferência de presos para unidades federais ao longo da semana. A Seap suspendeu, por 30 dias, as visitas nas unidades prisionais de Manaus.
 
A Polícia Militar reforçou o policiamento nas muralhas e entorno dos presídios, inclusive com monitoramento aéreo da Secretaria de Segurança Pública, e intensificaram as operações policiais em toda a capital.
 
Os reforços federais da Força Tática de Intervenção Prisional começam a chegar nesta terça-feira, em Manaus, para atuar em parceria com a Seap em ações de intervenção nos presídios. A expectativa é que 100 agentes estejam na cidade até o fim da semana.
O governo também pediu a extensão da presença da Força Nacional na cidade. Os agentes estão em apoio nas unidades prisionais desde 2017.
Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.