25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ciclo de conferências em Parintins debate ensino de ciências na Amazônia

Publicado em 17 de abril, 2019

O IV Ciclo de Conferências sobre Ensino de Ciências na Amazônia será realizado no dia 16 de maio, no Centro de Estudos Superiores de Parintins. O evento é uma execução do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (GEPENCEF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da UEA, situado na Escola Normal Superior, em Manaus, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC), sediado na UEA, no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP.

O ciclo tem o apoio da Universidade do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Parintins e do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia.

Os grupos organizadores estudam e investigam temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico, trabalhando as possibilidades do uso de Espaços não Formais, e refletindo sobre o uso destes espaços e suas relações com os ambientes educativos formais, com discussões metodológicas educacionais e uma proposta de atuar na formação crítica do ser humano.

O evento inicia à tarde, às 14h, tendo como primeira palestra o tema “Estratégias de ensino em disciplina do curso de mestrado educação em ciências na Amazônia: percepção de estudantes”, a ser ministrada pelo professor Dr. Augusto Fachín Terán, líder do GEPENCEF e com vasta experiência e publicações relacionadas ao tema.

Ainda no período da tarde, ocorrerão as palestras “Formação de professores da área das ciências naturais na Amazônia: um olhar sobre o princípio da contextualização”, a ser proferida pela doutoranda Mary Tânia dos Santos Carvalho (CESP/UEA), e “Articulação de saberes no ensino de ciências”, com a mestranda Ana Paula M. Fonseca (GEPECENF-ENS-UEA).

No período noturno, com início às 18h30, o professor doutor Estevan Bartol (CESP/UEA/NETAM) falará sobre “Sistemas territoriais urbanos-ribeirinhos”; posteriormente será apresentado o tema “Despertando o pertencimento nas crianças da educação infantil em relação a água”, com a mestranda Priscila Eduarda Dessimoni Morhy (UNINORTE/ Manaus).

Encerrando as conferências da noite, haverá a apresentação “Ensino de botânica em laboratórios vivos: relato da contribuição didático pedagógica na Educação Básica”, com a doutora Dra. Joeliza Araújo (CESP/UEA).

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede do CESP, em Parintins, ou pelo site https://doity.com.br/gepecenfuea. Os valores para participação no evento são: estudantes, R$ 5; professores da educação básica, R$ 10; e professores do ensino superior, R$ 20. Quem optar pela inscrição por meio da internet terá acrescida uma taxa.

O público que comparecer ao ciclo poderá visitar uma exposição de telas com temática amazônica elaboradas pelo professor Dr. Estevan Bartoli, da UEA/CESP-NETAM.

Haverá também o lançamento do livro “Despertando o pertencimento nas crianças da educação infantil em relação a água”, dos autores MSc. Priscila Eduarda Dessimoni Morhy e Dr. Augusto Fachín Terán.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.