Com oito assinaturas, CPI dos Combustíveis já pode ser instalada na ALEAM

O deputado João Luiz (à direita) foi o último a assinar o Requerimento de CPI dos Postos de Combustíveis, do deputado Álvaro Campelo. Foto: Aleam/Divulgação

Com a assinatura do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado João Luiz (PRB), o Requerimento de CPI dos Postos de Combustíveis completou as oito assinaturas necessárias para a sua aprovação. O assunto foi destaque nos debates dos deputados na Sessão Ordinária desta terça-feira (26), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), iniciando com o pronunciamento do autor da propositura, deputado Álvaro Campêlo (PP), apelando aos colegas pela viabilização da comissão investigativa.

Faltando apenas duas assinaturas, Álvaro Campelo conquistou a adesão do deputado Felipe Souza (Patri) e logo em seguida huve a manifestação do presidente da CDC, João Luiz, que se declarou a favor da CPI dos Postos de Combustíveis, desde que não seja ela um palanque político. “Se for uma CPI para resolver o problema dos preços e buscar solução para os consumidores, não só terá meu apoio, como também a minha dedicação”, disse, recebendo de Álvaro a confirmação e inclusive a oferta da presidência da comissão.

Após assinar o requerimento, João Luiz propôs aos deputados membros a formação de uma grande força tarefa, junto com a Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, para que a CPI que investigará a combinação de preços entre os postos de combustíveis do Amazonas, principalmente de Manaus, alcance os seus objetivos. O fechamento do número mínimo de oito assinaturas definiu a CPI com a participação dos deputados Álvaro Campelo (PP), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (PHS), Roberto Cidade (PV), Joana Darc (PR), Dermilson Chagas (PP), Felipe Souza (Patri), João Luiz (PRB).

A deputada Joana Darc declarou-se feliz pela conquista, e parabenizou Álvaro Campelo pela coragem de encampar a luta na Assembleia Legislativa. “Eu passei dois anos na Câmara Municipal e nenhuma CPI foi para frente. Em menos de um mês já conseguimos essa conquista”, afirmou. De acordo com a deputada, o custo dos combustíveis influencia na tarifa dos transportes, no custo de vida da população, e tem impacto nos mais variados segmentos da sociedade.

 

Procon Manaus

 

Antes do início da sessão, o ouvidor-geral do município e coordenador do Procon Manaus,  Rodrigo Guedes, protocolou na Casa documento endereçado aos deputados estaduais, pedindo que assinassem a proposta da CPI dos Postos de Combustíveis, por entender que é um instrumento hábil à investigação criminal e também cria mecanismos para proteção dos direitos do consumidor e da sociedade na questão dos aumentos de combustíveis.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *