Em atendimento feito em casa, casal de idosos tem união estável de 27 anos reconhecida

Caso aconteceu em Itacoatiara. Foto: Divulgação

O casal Dioneia Gonçalves Mendes, 62, e José dos Santos Costa, 89, teve a união estável de 27 anos reconhecida em um atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizado na casa deles, em Itacoatiara, na última sexta-feira (18). José, que foi vítima de câncer de pele, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2018 e está com o lado direito do corpo paralisado, não podendo ir até a unidade da DPE-AM no município.

Os servidores e estagiários do polo da Defensoria Pública em Itacoatiara atenderam o caso após uma filha do casal procurar a unidade falando sobre a vontade dos pais em reconhecer a união. “A gente achou por bem ir na residência e verificar a situação. Foi muito bonito. O senhor José chorou, ficou emocionado. Ele é muito bem cuidado pela dona Dioneia”, conta a defensora pública Natasha Hara.

Durante o atendimento na residência do casal, a defensora também constatou que o idoso estava há seis meses sem receber a visita de fisioterapeutas da rede pública de saúde, que deveriam acompanhá-lo semanalmente para tratamento.

“A gente perguntou se ele vinha recebendo medicamentos e tratamento. Porque, se tivesse alguma dificuldade, iríamos procurar resolver também. Então, nós fomos na Unidade Básica de Saúde do bairro e conversamos com a diretora, que se comprometeu a resolver o problema. Nós ficamos muito felizes, porque fomos reconhecer a união estável e conseguimos resolver também a questão da fisioterapia”, afirma Natasha.

O polo da Defensoria Pública em Itacoatiara está localizado no 1º andar do Shopping Ita Mall, que fica na avenida Parque, 762, Centro. O atendimento, como nas demais unidades da DPE-AM, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *