SSP afirma que segurança está garantida para pleito e facções não interferem

Operação com as polícias civil e militar está organizada e envolverá todo o efetivo para garantir que a população exerça o direito ao voto. Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) têm mantido reuniões periódicas para o planejamento da segurança pública durante as eleições de 2018.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Anézio Paiva, informa que uma operação com as polícias civil e militar está organizada e envolverá todo o efetivo para garantir que a população exerça, em sua plenitude, o direito ao voto.

Em matéria nacional neste sábado (22), autoridades estaduais e federais brasileiras demonstraram indícios de que as facções criminosas que atuam no país já agem para tentar influenciar o processo eleitoral em pelo menos nove estados, incluindo o Amazonas.

Interior

No interior, a ação envolverá mais de 1 mil PMs e PCs, que começam a se deslocar para as cidades no próximo dia 2.

Na capital, todo o efetivo será empregado no patrulhamento ostensivo das ruas e de áreas consideradas sensíveis, como o sistema prisional.

Nesse arranjo, o TRE solicitou a presença de forças federais para 25 cidades, incluindo Manaus.

É uma medida que já foi aplicada em pleitos passados, amplamente adotada em outros estados da federação, e que visa dar maior capacidade operacional às forças de segurança locais, que atuarão em plantão reforçado nas ruas nos dias que antecedem e sucedem o domingo de votação.

Facções

O engajamento de reforços federais não se dá em virtude de supostas ameaças de facções criminosas e sim como forma de cumprir o plano operacional das eleições.

Do ponto de vista da segurança, este é o evento de complexidade máxima por envolver toda a população.

Em Manaus, o Exército deve cuidar de alguns locais de votação na capital. Dos 447 pontos de votação em Manaus, 226 ficarão a cargo do Exército Brasileiro e 221 sob a responsabilidade da Polícia Militar do Amazonas.

Planejamento

O secretário de segurança ressalta que os órgãos trabalham com planejamento estratégico e preventivo.

Devido à complexidade da operação das eleições, todos os envolvidos decidiram por repetir a solicitação de efetivos extras, como nas eleições passadas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *