Assalto provoca ataques entre venezuelanos e brasileiros na fronteira. Veja vídeos

Exército e forças de segurança reforçaram presença na área de fronteira em Pacaraima após protestos e tumultos. Fotos: Divulgação e Reprodução

Um assalto a um morador da cidade de Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela, provocou uma série de protestos e tumultos neste sábado (18), com atos de destruição e violência em acampamentos venezuelanos e a carros de brasileiros estacionados na região, informou o Exército por meio de nota, da Força-tarefa Logística Humanitária.

O conflito teria iniciado com um assalto a um comerciante na noite desta sexta-feira (17), que foi transferido para Boa Vista diante da gravidade da agressão sofrida no crime. A suspeita é que o roubo foi praticado por venezuelanos, conforme a Polícia Militar local.

Policiamento

Todo o efetivo da PM de Pacaraima foi para as ruas acompanhar o protesto e houve reforço de policiamento na cidade. Não há informações sobre pessoas presas ou feridas durante as ocorrências.

As manifestações provocaram o fechamento da BR-174 (Manaus-Boa Vista) com material dos acampamentos dos venezuelanos, que foram colocados na pista e incendiados por brasileiros.

Conforme a Força-tarefa Logística Humanitária, órgãos de Segurança Pública buscam conter as manifestações de violência. Uma equipe médica também foi deslocada para o hospital da cidade para apoiar eventuais casos em consequência da manifestação.

Clima tenso

Com o clima tenso, a expulsão de venezuelanos que tiveram pertences queimados, e depredações, o comércio não abriu na cidade. Um dos lugares alvo protesto contra venezuelanos foi o palco do Micaraima, um espaço onde os imigrantes viviam. A estrutura de madeira e telhado foi derrubada por um trator.

Pacaraima é a porta de entrada para venezuelanos que fogem da crise política, econômica e social no país de origem e entram no Brasil em busca de refúgio e abrigo.

Assalto

Nesta sexta-feira, o comerciante da cidade, Raimundo Nonato de Oliveira, 55, sofreu um assalto quando chegava em casa. Conforme a PM, ele sofreu uma lesão na cabeça e foi removido para Boa Vista em estado grave. Os protestos começaram após a população saber da agressão.

Veja a nota da Força-tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima – Operação Acolhida:

Sobre o fato ocorrido na noite de sexta-feira, dia 17 de agosto, em que o senhor Raimundo Nonato de Oliveira, morador da cidade de Pacaraima, foi assaltado por imigrantes que estavam na cidade, a Força-Tarefa Logística Humanitária esclarece que o agredido, após ser socorrido pela equipe médica de plantão do Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, foi evacuado para Boa Vista, chegando em uma ambulância no Hospital Geral de Roraima. Atualmente, o senhor Raimundo encontra-se em situação estável.

O fato gerou um descontentamento de alguns moradores de Pacaraima e, na manhã deste sábado, 18 de agosto, ocorreu uma manifestação com atos de violência e destruição de acampamentos de imigrantes situados em alguns locais públicos.

Órgãos de Segurança Pública buscaram conter as manifestações de violência. A Força-Tarefa deslocou parte de sua equipe médica para o Hospital Délio de Oliveira Tupinambá para apoiar eventuais casos, em consequência da manifestação.

A Força-Tarefa Logística Humanitária, composta pelas Forças Armadas e integrada por Organismos Internacionais, Organizações Não Governamentais e entidades civis, repudia atos de vandalismo e violência contra qualquer cidadão, independentemente de sua nacionalidade.

As Forças Armadas atuam em prol da sociedade brasileira, sempre disponíveis a ajudar à população em todo o território nacional.

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/08/18103027/WhatsApp-Video-2018-08-18-at-12.41.40.mp4[/KGVID]

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/08/18103214/WhatsApp-Video-2018-08-18-at-12.05.26.mp4[/KGVID]

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/08/18103355/WhatsApp-Video-2018-08-18-at-12.46.26.mp4[/KGVID]

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Leandro disse:

    É isso mesmo esse povo tá impestando a Cidade de manaus trazendo doenças, sarampo entre outras chegam aqui nao respeitam os brasileiros ninguém pode mais vender nada na rua que é tanto venezuelano na rua que tem gente que não sabe nem como trabalhar aqui! Tá toda esse povo tem que ir embora pq tá virando um caos aqui na cidade