Viajando de carro entre Parintins e Juruti, por onde só caboclo sabe, em balsa de madeira, a caminho do Festribal

Viajando de carro entre Parintins e Juruti

Viajando de carro entre Parintins e Juruti, atravessando lago em precária balsa de madeira e por caminhos tão ermos que só o caboclo conhece. A aventura de Jender Lobato (foto)

Uma Toyota SW4 e a aventura de chegar de carro a Juruti (PA), saindo de Parintins (AM). Este fim de semana, quando acontece o 24º Festival das Tribos, o Festribal, a cidade fica lotada de parintinenses. Quase todos, porém, viajam de barco ou em ferry boats que vão da Ilha Tupinambarana até lá. O vice-presidente do Caprichoso, Jender Lobato, resolveu empreender a aventura de viajar de carro.

“Foi uma aventura inesquecível. Um momento único na minha vida”, disse, ao final do trajeto.

 

Roteiro

Jender saiu de Parintins às 6h30 deste sábado (28/07) e chegou a Juruti ao meio-dia.

Colocou o carro na balsa de ferro, que liga Parintins à Vila Amazônia, ainda no Município. Às 7h15, o carro já rodava por uma estrada de chão onde não há sinalização e somente floresta, de um lado e outro.

A viagem é interrompida na comunidade Galiléia, que antes pertencia ao Amazonas e foi remarcada como paraense. É aí que o viajante precisa transpor o lago da comunidade. Uma balsa de madeira, que flutua sobre camburões vazios, carrega o pesado 4X4 até a outra margem. Para acreditar, só vendo o vídeo abaixo.

Depois disso vem mais uma hora de chão, até à asfaltada rodovia PA-257. Logo após, mais um trecho de chão, até Juruti.

 

Sem sinalização

“Ninguém sabe o caminho. Tem que levar um caboclo que conheça ou vai se perder. As rodovias do lado do Pará são boas. Nas do Amazonas, apesar do carro traçado, há momentos em que você entra na lama e deixa ir. Não dá para acelerar, nem frear”, conta Jender.

 

Festribal

O Festribal é o confronto das tribos Muirapinima e Munduruku. Parte da estrutura do Garantido fica com a primeira e a do Caprichoso com a segunda. Jender foi representar o presidente Babá Tupinambá, que está viajando. “A gente empresta artistas e estrutura de alegorias e adereços e eles nos emprestam as coreografias de tribos”, revela.

Sebastião Júnior, levantador oficial do Garantido, é jurutiense e foi revelado pela tribo Munduruku, mas não se apresenta mais na festa. David Assayag, o levantador oficial do Caprichoso, foi a atração da Festa dos Visitantes.

Viajando de carro entre Parintins e Juruti

O portal de Juruti, homenagem ao Festribal que coloca a cidade no mapa do turismo

Como dá para perceber, o Festribal tem vários elementos do Festival de Parintins. São festas irmãs.

 

Bauxita

Juruti está crescendo graças à presença da Alcoa, mineradora de bauxita, matéria-prima de alumínio, abrasivos, cimentop e químicos. “Há uma boa estrutura de hotéis na cidade para receber os trabalhadores da mineração”, revela Jender.

O Pará é o maior produtor nacional de bauxita, com 85% da produção nacional. Minas Gerais vem a seguir, com 14%. A Mineração Rio do Norte, em Oriximiná (PA), detém 44% da produção nacional. A Alcoa, em Juruti, produz outros 12%.

 

Veja vídeos da aventura:

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/07/28213629/parintins-juruti-travessia3.mp4[/KGVID]
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/07/28213604/parintins-juruti-viagem.mp4[/KGVID]
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/07/28213600/parintins-juruti-travessia2.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *