Jovens perdidos na reserva Adolpho Ducke seguem tubulação e voltam para casa. Bombeiros orientam sobre o que fazer ao se perder

Jovens se perderam ao ir tomar um banho de igarapé e passaram a noite na floresta. Foto: CBMAM

Dois jovens que se perderam dentro da mata da Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte, nesta quarta-feira (23), conseguiram voltar para a casa após uma noite na floresta.

André Felipe Dávila Riveira, 20, e Harisson da Silva Dávila, 17, saíram da reserva quando os bombeiros iniciavam as buscas na região pelos dois.

Segundo o major Hélcio Cavalcante, coordenador de comunicação do Corpo de Bombeiros, os dois jovens passaram a noite na floresta, não conseguiram dormir em razão do frio e hoje de manhã os dois localizaram uma tubulação dentro da reserva e seguiram até conseguir uma saída em área urbana.

Tubulação

“Eles encontraram tubulação de águas pluviais e a seguiram até sair na Cidade Nova, de onde pediram carona e voltaram para casa. Eles não sofreram ferimentos, apenas fadiga”, explicou.

O major contou que os jovens se perderam ao entrar na área para tomar banho num igarapé, seguindo outros três amigos. Eles se desencontraram e se perderam do primeiro grupo. Ontem à noite, após a confirmação da ocorrência, bombeiros fizeram buscas iniciais em trilhas da reserva, mas devido ao horário, retornaram hoje.

“Sempre orientamos para que não se ande por onde não se conhece. Quando andamos assim, corremos o risco de chegar onde não desejamos. Se vai fazer alguma atividade na floresta, é importante avisar um familiar, para onde vai, com quem vai e qual o horário de retorno”, disse o major.

Atenção

E ao se perder em área de selva, Hélcio recomenda não entrar em pânico e evitar caminhar a esmo: “Procurar se alimentar é fundamental, mas evitar comer algo que não conheça e que possa ter veneno. Pensar para poder navegar. Quando voltar a andar, fazer de forma orientada, buscando deixar sinal por onde passou, como galho quebrado. Seguir um curso d’água também é mais viável, porque sempre dará num rio maior. E usar os recursos tecnológicos, como andar com um celular carregado”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *