ESPECIAL: Vai à ópera pela primeira vez? Saiba como se divertir e entender o espetáculo

O Festival começou no dia 4 de maio e segue até 2 de junho e tem programação em diversos teatros da capital e no interior. Foto: Divulgação

Se você é daqueles que torce o nariz e nunca foi a ópera por achar que toda “ópera é chata”, chegou a hora de rever os velhos conceitos. Gente de todas as idades e classes sociais está aprendendo a gostar desse gênero que une música, teatro e às vezes até dança.

Prova desse interesse foi o fato de os ingressos para as montagens do 21º Festival Amazonas de Ópera, produzidas pela Secretaria de Estado de Cultura, possuem preços super acessíveis, a partir de R$5 reais. O Festival começou no dia 4 de maio e segue até 2 de junho e tem programação em diversos teatros da capital e no interior.

Talvez você não perceba, mas ópera está em toda a parte, incluindo desenhos, em filmes e em comerciais. Veja um exemplo:

Esta cena foi imortalizada pelo Pica-Pau cantando a música do Fígaro, o Barbeiro de Sevilha, de Rossini, ano de estreia 1816.

No entanto, pensando em quem é novato e gostaria de conhecer sem pré-conceitos o espetáculo, mas ainda não se sente totalmente seguro para esta nova imersão, o Portal do Marcos Santos conversou com o jovem maestro amazonense,  que também é pianista e regente do Coral da Câmara Municipal de Manaus,  Jhonny meurer.

O maestro ressaltou que “não existem mais inúmeras regras de etiqueta para assistir a espetáculos de ópera, mas que é preciso sentir o espetáculo.”. E também dá um conselho: “Ir assistir a ópera pela primeira vez requer um conhecimento prévio da obra e do local onde será apresentada.”.

Foto:Divulgação SEC

Não ter medo de entender, é o primeiro passo para tudo. Por isso, o maestro define ópera como a narração de uma história cotidiana ou não, em forma de música instrumental, encenada e cantada com canto lírico. É uma verdadeira obra de arte. Abaixo, seguem as dicas para se sair bem e feliz de um evento como o festival de ópera.

1 É necessário procurar saber em qual espaço ou local a Ópera será apresentada

2. Para se ter conhecimento da obra, deve-se pesquisar o enredo e contexto da ópera através da internet, como também assistir vídeos de outras gravações que já foram apresentadas em outros países ou lugares.

3. Observar o comportamento que pedem no teatro para o deleite na hora do espetáculo.

4. Durante a Ópera, observar o cenário, música que se apresenta, figurino, iluminação e características dos personagens pois geralmente sempre inovam ou criam novas formas de apresentação da obra. Por isso também a necessidade de assistir outras apresentações da mesma ópera para poder comparar e desenvolver a cultura do gosto.

5. Quanto mais ópera vamos assistindo, mais vamos gostando e mais vamos nos tornando acostumados a apreciar obras desse tipo.

Segue vídeo da Ária de uma das Óperas mais famosas de todos os tempos, “A Flauta Mágica”, de Mozart. 

Sinopse nem dois atos

Ato I

A Flauta Mágica começa com uma terrível serpente perseguindo Tamino. Cansado, ele desmaia. As Três Damas aparecem, dominam a serpente e resolvem avisar à Rainha da Noite da presença do jovem no seu reino. Ao recobrar os sentidos, Tamino vê Papageno cantar e tocar sua flauta. Papageno mente para Tamino que ele o salvou da serpente. Imediatamente, reaparecem as Três Damas para punir Papageno pela mentira. Elas entregam um retrato de Pamina para Tamino que se apaixona. A Rainha da Noite surge e pede para Tamino libertar sua filha que está prisioneira de Sarastro. As Damas soltam Papageno e eles recebem um carrilhão e uma flauta com poderes mágicos. Três Gênios irão guiá-los nos perigos da jornada.

No palácio de Sarastro, Pamina é vigiada por Monostatos. Papageno encontra Pamina e avisa que ela será libertada por Tamino e saem felizes a sua procura. Os Três Gênios guiam Tamino para o Templo. No caminho toca sua flauta e magicamente os animais selvagens se tornam mansos. Monostatos e seus escravos alcançam Pamina e Papageno, que ao som do carrilhão eles se põem a dançar e saem. Ao som de trombetas Sarastro chega. Pamina explica a Sarastro que fugiu por estar sendo importunada por Monostatos. Este entra trazendo Tamino preso. Sarastro expulsa Monostatos da Irmandade e ordena que Pamina e Tamino realizem as provas para entrar para a Irmandade.

Ato II

Sarastro comunica aos sacerdotes os seus planos de iniciar Tamino na Irmandade e pede aos deuses que iluminem o caminho dos jovens na busca pela sabedoria. Pamina, sob sua proteção deve se tornar esposa de Tamino. Pamina adormece enquanto Monostatos questiona sua condição social e racial por não poder ter os mesmos direitos dos outros e é detido pela Rainha da Noite que aparece. Ela entrega um punhal a Pamina e ordena que mate Sarastro.

Os sacerdotes conduzem Tamino e Papageno para o início das provas do silêncio, onde não poderão conversar com nenhuma mulher. Pamina aparece e Tamino resiste à tentação, deixando-a desiludida. Papageno ao ver Papagena, não resiste e falando com ela não passa na prova. Desesperada, Pamina resolve se matar e é salva pelos Três Gênios que explicam a situação. Juntos, Pamina e Tamino fazem as últimas provas: do fogo e da água, sendo então admitidos na Irmandade. Ao final surgem a Rainha da Noite com as Três Damas e Monostatos, em uma última tentativa de tomar o poder de Sarastro, mas a luz da Sabedoria transforma todo o mal e envolve todos ao som da Flauta Mágica.

Os Personagens

Nessa ópera maçônica, todos os personagens são arquétipos dos símbolos maçônicos e não pessoas reais. Os personagens principais são: SARASTRO que, como ser humano representa o Grão Mestre da Maçonaria e a RAINHA DA NOITE representa a mulher forte, sensual e independente, com todo o poder e domínio de seu espaço. Estes personagens são representados na ópera como o Sol e a Lua, o yin e o yang, o claro e o escuro. TAMINO é o homem que busca a sabedoria e o conhecimento, e se tornará membro da Irmandade; PAMINA, filha da Rainha da Noite, é a mulher que está disposta a acompanhar seu amado em todos os momentos da vida; PAPAGENO e PAPAGENA representam a natureza, os pássaros que buscam a sobrevivência e a preservação das espécies; as TRÊS DAMAS da Rainha simbolizam a sensualidade, o desejo, a noite, o escuro; os TRÊS GÊNIOS simbolizam o Céu, o firmamento, a pureza, aqueles que indicam o caminho para a sabedoria; MONOSTATOS, um mouro, simboliza as minorias discriminadas pela sua condição física e falta de acesso ao conhecimento, que, permanecendo na ignorância, busca através do casamento com Pamina, ascensão social.

Reportagem: Bruna Chagas

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