Casos confirmados de sarampo chegam a 22 em Manaus. Zona Norte lidera notificações

Casos confirmados de sarampo

Desde o início de março já foram notificados 333 casos suspeitos. Crianças de 6 meses de idade a 5 anos, 11 meses e 29 dias estão na faixa prioritária. Foto: Divulgação

Subiu para 22 o número de casos confirmados de sarampo na cidade. A informação consta no 8º Informe Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (1), pela Sala de Situação de Vigilância em Saúde instituída pela Prefeitura de Manaus para monitorar o surgimento de casos de sarampo na capital.

De acordo com o informe, desde o início do mês de março, já foram notificados 333 casos suspeitos. Além dos confirmados, 43 foram descartados e 268 seguem em investigação.

Segundo o informe, a faixa etária estabelecida como prioritária, continua registrando o maior número de casos confirmados da doença – 16. O mesmo se aplica às notificações: das 333 que constam no informe, 221 estão concentrados nessa faixa de idade.

Maior notificação

A zona Norte ainda é a área da cidade com o maior número de notificações – 143 casos, o equivalente a 42,94%, seguida pelas zonas Sul, com 87 casos; Leste, com 58; Oeste, com 43 e Rural, com apenas duas notificações.

A Sala de Situação é integrada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), do Ministério da Saúde (FVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e tem o objetivo de acompanhar e monitorar em tempo real casos notificados de sarampo, subsidiando a gestão para a tomada de decisões no combate à doença.

Bloqueios

“Desde que começaram a surgir os primeiros casos ainda em Boa Vista, o prefeito Arthur Virgílio Neto nos orientou a definir estratégias para evitar que em Manaus tivéssemos um problema maior por causa do sarampo. Nos antecipamos e montamos bloqueios para conter o avanço assim que tivemos notícia dos primeiros casos suspeitos”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Uma campanha de vacinação foi realizada para crianças da faixa prioritária e a imunização segue nas salas de vacina.

Entre os dias 14 e 27 de abril a campanha contra o sarampo aplicou 124.820 doses da vacina, 58,94% da meta, que era vacinar 211.791 crianças entre os 6 meses de idade a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *