Piquetes e armações de barracos são demolidos de área de preservação no Parque Dez

Na sexta-feira, local alvo de invasores já tinha passado por demolição de estruturas, que voltaram a ser colocadas na noite. No sábado, foram retiradas novamente. Foto: Marinho Ramos/ Semcom

Agentes da Prefeitura de Manaus, a partir da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada (SEGGIM), integraram operação de retirada de piquetes e armações de barracos na área de preservação permanente do Igarapé do Mindu, localizado no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

A Guarda Municipal, juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), tem monitorado o local, alvo da ação de invasores, desde a última sexta-feira (27), quando realizaram a primeira demolição de estruturas montadas por aproximadamente 60 pessoas que se encontravam no local.

Demarcação

Após a retirada, os invasores voltaram a piquetear a área, à noite, para demarcar novamente os lotes. Na operação deste sábado, participaram quase 70 pessoas, entre guardas municipais, policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Pública (Semulsp) e fiscais da Semmas.

Lotes

Não havia invasores na área, o que indica tratar-se de pessoas residentes nas proximidades. “Voltaram a fixar os lotes, mas não encontramos ninguém no local hoje pela manhã. Continuaremos monitorando a área, com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar”, afirmou o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves.

Além de ser área de preservação permanente (APP), o diretor explica que o local é área de risco de alagações. O material utilizado pelos invasores será recolhido por agentes de limpeza da Semulsp.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *