Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Campanha da Fraternidade 2018 tem lançamento nesta quarta, na Arquidiocese de Manaus

Campanha chama atenção para o problema da segurança em vários níveis. Foto: Divulgação

Acontece na manhã desta quarta-feira (14), às 8h30, na Praça da Matriz, a solenidade de abertura da Campanha da Fraternidade 2018 que tem por tema “Fraternidade e a superação da violência”.

Com o tema deste ano, a igreja proclama, com a convicção da sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, é inaceitável como solução para os problemas, e que não é digna do homem, destruindo sua vida e a liberdade.

Quanto ao lema “Vós sois todos irmãos”, sua função é buscar resgatar o sentido da fraternidade dos povos. Para o padre Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral e responsável pela organização do evento, a programação inicia com uma peça teatral com meninas em situação de risco da Casa Mamãe Margarida.

“A peça vai demonstrar que é possível superar a violência. Há música e depois a distribuição de flores para simbolizar a nossa aliança com a paz e a fraternidade, disse o padre.

A campanha

A campanha é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, através das arquidioceses, dioceses e prelazias espalhadas por todo o país, faz um convite para que as pessoas percorram o caminho da superação da violência crescente.

E não é apenas a violência de morte, mas também de abuso de poder, de descarte da pessoa, de quebra das relações de confiança, de desagregação da família, de ganância e corrupção, de marginalização da infância e da adolescência.

Evangelização

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma das maiores iniciativas de evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica Romana. Desde 1963, a CF tem sido uma atividade ampla de evangelização, intensificada na Quaresma para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos.

A campanha de 2018 busca despertar a justiça e o amor; exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na Evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Veja também

Arquidiocese de Manaus e Prefeitura fecham parceria para combater febre chikungunya A Arquidiocese de Manaus e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabeleceram uma parceria para a execução de um plano de combate à febre chikungunya, que vai informar à população e garantir o controle da doença. Desde outubro de 2014, foram registrados seis casos de febr...
Câmara irá debater o tema da Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade: Igreja e Sociedade” é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que deverá ser debatido pelos parlamentares e a sociedade na Câmara Municipal de Manaus (CMM).  O requerimento que solicita da Mesa Diretora a realização de Sessão Especial para tratar do assun...
Tráfico humano é tema da Procissão de São Pedro, no domingo Arquidiocese de Manaus e a Colônia dos Pescadores Z-12 de Manaus realizam a 65ª Procissão de São Pedro, neste domingo (29/06), com o tema “São Pedro sobre as águas abençoa fiéis e romeiros e pede o fim do tráfico humano”. A programação será na Igreja de Nossa Senhora do P...
Arquidiocese de Manaus celebra Ano Novo com caminhada pela paz na Cidade Nova e no D. Pedro A Arquidiocese de Manaus, através de suas paróquias, realiza duas caminhadas pela paz, no dia 1º de janeiro de 2014, no bairro Cidade Nova e no Conjunto D. Pedro I.  Confira a programação das manifestações Caminhada pela Paz na Cidade Nova A caminhada em favor da pa...
Arquidiocese de Manaus divulga programação de celebrações de Natal A Arquidiocese de Manaus se prepara para celebrar o nascimento do Menino Jesus. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro,  a Vigília de Natal, no dia 24/12, terá início às 20h e será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, que...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook