Sala de urgência e emergência da Fundação Hemoam ganha novos equipamentos

A sala da FHemoam será utilizada por pessoas que venham a passar mal após procedimentos como doação de sangue ou quimioterapia. Foto: Jair Campos/Susam.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) reestruturou a sala de urgência e emergência da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). O espaço passou a contar com equipamentos de primeiros suportes, como eletrocardiograma, ventilação pulmonar, desfibrilador e monitor multiparamétrico.

Os aparelhos são obrigatórios em salas desse tipo, de acordo com os regulamentos nacionais e internacionais que definem o funcionamento das áreas de urgência e emergência. O sala da FHemoam será utilizada por pessoas que estiverem na unidade para fazer procedimentos como doação de sangue ou quimioterapia, por exemplo, e venham a passar mal.

Segundo o diretor-técnico da FHemoam, Rodrigo Leitão, os equipamentos disponibilizados pela Susam contribuem para a sobrevida dos pacientes. “A aquisição desses equipamentos dá condições à FHemoam de prestar os primeiros suportes, para estabilizar o quadro do paciente, até que se possa transferi-lo a  um pronto-socorro”, explicou.

Além da reestruturação da sala de urgência e emergência, estão também sendo feitos investimentos na capacitação da equipe de enfermaria da FHemoam. A equipe participou de treinamento para utilização dos equipamentos entregues pela Susam. A enfermeira Rosa Belota é uma das funcionárias aptas a manusear os equipamentos. “Antes, nós tínhamos o espaço, mas não tínhamos o que era necessário para dar um atendimento inicial de qualidade e com segurança”, afirmou.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *