Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Furacões Irma, Jose e Katia destroem Caribe e ameaçam Miami. Terremoto no México. Amazonenses fogem para Orlando

Bar em Saint Marteen que desmoronou após a passagem do Irma. Fotos: Reprodução

A temporada 2017 de furacões está se tornando uma das mais duras de todos os tempos. Miami, que ocupa a quinta colocação histórica entre as cidades mais atingidas pelo fenômeno, está sendo praticamente toda evacuada. O furacão Irma deve chegar entre hoje (09/09), quando já ocorreram chuvas e cortes de eletricidade, e amanhã. Um grupo de amazonenses que reside na cidade partiu para Orlando, em busca de refúgio. “Os parques aqui também fecharam e dizem que o furacão chegará, com menor intensidade”, disse um empresário, que preferiu não se identificar.

Os amazonenses criaram grupos de Whatsapp para se manter informados e em contato. “Ninguém sabe quem vai precisar, nem quando algum tipo de ajuda será necessário”, disse o empresário.

O México, enquanto isso, ainda sofre com o terremoto de quinta-feira (07/09), com 8,2 na escala Richter e o mais forte no país em 31 anos, contabilizando 165 municípios atingidos.

O clima apocalíptico não para por aí. Irma, depois de arrasar Saint Marteen, derrubando inclusive prédios que eram considerados seguros, se aproxima de Miami caindo de 5 para 3 na escala de intensidade, mas pode voltar a crescer, segundo o Wether Channel. Enquanto isso, logo atrás dele, o furacão Jose chega a 4, na mesma escala, passando pela mesma rota e ganhando intensidade. E há outro, Katia, embora com intensidade 1, enfraquecendo e virando tempestade tropical.

Hotel ficou destruído em Saint Marteen, um dos locais mais atingidos no Caribe pelo Irma.

O aeroporto de Saint Marteen antes…

e depois do furacão.

O Irma é o furacão mais intenso registrado na calha do Atlântico em toda a história. O Katrina, terceiro colocado até então, ocorrido em 2005, deixou um prejuízo de US$ 1 bilhão só na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, tendo entrado e saído do território norte-americano várias vezes. Ninguém consegue calcular, ainda, o tamanho do estrago que os três furacões deste ano podem causar.

A dúvida agora é saber: qual, afinal, é a temporada de furacões no Caribe e quais as cidades mais perigosas? Os especialistas dizem que setembro é o mês mais provável para os furacões aparecerem. Mas a “temporada oficial” vai de 1º de junho a 30 de novembro, segundo estatísticas que cobrem de 1851 a 2013.

As Bahamas são, disparadas, o local onde os furacões mais costumam aportar. Miami “fura a fila”, segundo o site Hurricanes City, aparecendo em quinto lugar entre elas, sempre entre 1851 e 2013. Veja a lista:

1 – Great Abaco Island – Bahamas (39)

2 – Grand Bahama Island – Bahamas,  Bermuda, Cape Hatteras – North Carolina (35)

3 – Eleuthera Island – Bahamas (34)

4 – Bimini – Bahamas (33)

5 – Miami – Florida (31)

6 – Andros Island – Bahamas, Cat Island – Bahamas (29)

7 – Delray Beach – Florida, Hollywood – Florida, Lake Worth – Florida, Salvador Island – Bahamas (28)

8 – Cayman Islands, Deerfield Beach – Florida, Florida City – Florida, Isle of Youth – Cuba, Key Largo – Florida, Boynton Beach -Florida, Morehead City – North Carolina (27).

Veja esta impressionante simulação das categorias dos furacões, publicada no Youtube:

Veja também

Atenção: Obra de drenagem altera itinerários do transporte coletivo na Ramos Ferreira Trecho da Ramos Ferreira, próximo ao IEA e à praça do Congresso Por conta da obra de desvio em um trecho da rede de drenagem na rua Ramos Ferreira, Centro, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que as linhas de ônibus 110, 112 e 129 passam a cu...
Prorrogadas, inscrições do Fies para o segundo semestre podem ser feitas até terça Foto: Reprodução As inscrições para a edição do segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até as 23h59 desta terça-feira, 24. São 155 mil vagas ofertadas, sendo 50 mil com juro zero. Até a manhã desta segunda-feira, 23, já hav...
Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook