25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação Tucandeira interdita áreas desmatadas ilegalmente e apreende armas, animais e madeira no rio Abacaxis

Publicado em 05 de setembro, 2017

O Ibama realiza da Operação Tucandeira perto da região do rio Abacaxis, envolvendo áreas dos Municípios de São Sebastião do Uatumã, Maués, Nova Olinda do Norte e Borba. Fotos: Divulgação

Mais de R$ 2,5 milhões foram aplicados em multas durante a Operação Tucandeira, que está sendo realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos Municípios de São Sebastião do Uatumã, Maués, Nova Olinda do Norte e Borba. Os trabalhos iniciaram dia 15 de agosto e não há data para encerrar a ação.

Quatro agentes do Ibama e uma equipe da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas estão em campo. O Ibama ainda lavrou 22 termos de embargo, interditando 186 hectares de áreas desmatadas e queimadas, e nove atividades que funcionavam sem licença ambiental, especialmente comércios de venda de combustível.

Durante a Tucandeira, foram apreendidos ainda 2 iates, 21 voadeiras, 40m³ de madeira, sendo 30m³ em tora e 10m³ de madeira serrada; 22 mil litros de combustível, sendo 11.100l de diesel e 10.970l de gasolina; 179 ovos de tracajás, 1 jabuti e 1 cabeçudo; 7 espingardas, além de 120 litros de copaíba extraídos ilegalmente da flona de Pau-Rosa, além de mantas de pirarucu. A Polícia Militar flagrou, durante as ações, um cidadão portanto duas armas, uma motosserra e 320 gramas de maconha.

Grande parte da operação se concentra na região do rio Abacaxis, em razão da proteção de territórios indígenas como o Coata-laranjal e Unidades de Conservação como a Floresta Nacional do Pau-rosa.

Operação resultou na interdição de 186 hectares de áreas desmatadas e queimadas, e nove atividades que funcionavam sem licença ambiental, especialmente comércios de venda de combustível

 

Mais de 40m³ de madeira, sendo 30m³ em tora e 10m³ de madeira serrada foram apreendidos em campo pela equipe do Ibama

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.