PF registra 12 ocorrências suspeitas de crime eleitoral. Não houve prisão em flagrante

Polícia Federal está com efetivo de 180 homens dedicados exclusivamente a garantir a segurança do pleito e possíveis práticas de crime eleitorais. Efetivo está distribuído em 15 cidades do Amazonas. Foto: Arquivo

A Polícia Federal já registrou pelo menos 12 ocorrências suspeitas de irregularidades em relação ao pleito suplementar, incluindo situações em Manaus e em cinco cidades do interior. Segundo o superintendente da PF em Manaus, Marcelo Sálvio, até esta sexta-feira (14) não houve nenhuma prática de crime em flagrante.

“As informações e apurações das suspeitas de crimes eleitorais estão sendo remetidas ao Tribunal Regional (TRE-AM) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE), para que possam apreciar os casos e requisitar, caso necessário e diante das provas colhidas, inquérito policial”, disse o superintendente.

A PF só instaura inquérito de ofício em casos de flagrante, quando existe maior potencial ofensivo ou sendo possível detectar a permanência da continuidade criminal no momento da interdição policial.

Foram registradas ocorrências em Manaus, com 5 casos, Presidente Figueiredo, com 4, Novo Aripuanã, com 2, e em Parintins, Maués e Nhamundá, um em cada.

Nesta sexta-feira, o ex-prefeito de Canutama, José Ocivaldo (PP), foi conduzido a prestar esclarecimentos na sede da PF. Ele estava com mais de 200 cheques no aeroclube de Manaus, quando foi abordado pelos policiais.

Depois de investigações, não foi caracterizado crime eleitoral. Os cheques em questão foram vinculados a contas específicas, mas houve apreensão de documentos para dar prosseguimento na apuração.

Federal

A Polícia Federal está atuando em 15 Municípios do Amazonas nesta eleição, recebendo reforços de 90 homens que vieram de outros Estados, totalizando um efetivo de 180 federais dedicados exclusivamente para garantir a segurança do pleito e investigar e apurar eventuais ocorrências de crimes que afetem as eleições.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *