Conheça os perfis dos candidatos que concorrem na eleição suplementar deste domingo (06/08)

Neste domingo (8/08), 2.338.886 eleitores estão aptos a votar nas eleições suplementares para o Governo do Amazonas. Nove candidatos estão na disputa pelo cargo: Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB), Jardel (PPL), José Ricardo (PT), Liliane Araújo (PPS), Luiz Castro (Rede), Marcelo Serafim (PSB), Rebecca Garcia (PP) e Wilker Barreto (PHS),

Conheça o perfil dos candidatos ao Governo:

Amazonino Mendes (PDT)

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), em 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes. Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes; e é pai três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.

Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e e 1992. Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.

Mantendo as contas do governo sob controle, Amazonino fundou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA,em 2001, construiu 484 escolas em todo o estado e revolucionou a saúde: 173 pontos de atendimento na Capital e no interior foram criados, quase 80% do total existente até então, entre inúmeras outras realizações.

Prefeito de Manaus de 2009 a 2012, Amazonino entregou mais de 600 salas de aula, modernizou o sistema de ensino e valorizou professores. Foi o criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

Vida Política:

Prefeito de Manaus: 1983-1986 / 1993-1994 / 2009-2012

Governador do Amazonas: 1987-1990 / 1995-2002

Senador da República: 1991-1992

Quando foi governador destaca as seguintes realizações por área:

Educação:

– Criou a Universidade do Estado do Amazonas.

– Construiu mais de 480 escolas no Estado

–    Plano de Cargos e Salários dos professores (13º, 14º e 15º salários para o docente)

– Criou os centros de excelência

– Criou o Bolsa Universidade (+ de 38 mil beneficiados).

– Fim do Turno da Fome/Turno Intermediário, beneficiando 29 mil crianças.

Saúde:

– Pronto-Socorro 28 de Agosto (1ª UTI para pacientes adultos);

– Hospital João Lúcio;

– Hospital Infantil Joãozinho;

– Hospital de Doenças Tropicais;

– Hospital Universitário Dona Francisca Mendes, referência em cardiologia.

– Implantação no Interior: 47 hospitais, 18 unidades de referência, 1 laboratório.

– Construiu todos os Caics (12) e Caimis (3).

– Casonas da Família (37).

– As Carretas da Mulher (6) / Carretas Odontológicas (4) / Carretas da Saúde (2).

– SOS Manaus, que hoje é o SAMU, com 18 ambulâncias, 6 delas com UTI.

– Implantou o serviço de Motolâncias (5) e ambulanchas (10).

– 1ª UTI Neonatal de Manaus

– Central de Medicamentos do Amazonas

– Leite do Meu Filho

Infraestrutura:

– Aeroportos no interior.

– Duplicou a Av. Torquato Tapajós e a Estrada do Japiim

– Construiu a Passagem de Nível Antonio Simões, o Complexo Viário São José.

– Ponta Negra (construção, em 1993, e primeira etapa de revitalização/reurbanização, em 2012).

– Criou o Corredor Ecológico do Mindu.

– Criou os terminais de ônibus da Constantino Nery, da Praça da Matriz e da Cachoeirinha (5 ao total);

– Construção dos Conjuntos Habitacionais Oswaldo Frota, Amazonino Mendes, Armando Mendes, Renato Souza Pinto, Santa Etelvina e Galileia, além de núcleos da Cidade Nova, Nova Cidade, Buritis II e Deus é Fiel.

– Urbanização dos bairros Ouro Verde, Armando Mendes, Pantanal, Monte Sinai, Bairro da Paz.

– Criação dos conjuntos habitacionais Renato Souza Pinto e Osvaldo Frota.

– Deu a Manaus a frota de ônibus mais nova de Manaus (1.018 ônibus novos), combatendo fraudes e realizando novas licitações.

Turismo:

– Construção do Bumbódromo de Parintins, Cirandódromo de Manacapuru, Ponta Negra (construção, em 1993, e primeira etapa de revitalização/reurbanização, em 2012).

– Restauração total do Teatro Amazonas.

– Restauração do Paço Municipal.

– Maior parte da restauração do Mercado Adolpho Lisboa.

Segurança:

– Criação e implantação da Delegacia da Mulher.

– Criação e implantação do Batalhão de Cavalaria da PM.

– Renovação da frota da Polícia Civil e Militar, com a entrega de 3.822 novas viaturas.

Esporte e Cultura:

– Vila Olímpica de Manaus e Mini Vila Olímpica do Coroado.

– O Festival Amazonas de Ópera, criou a Orquestra Filarmônica do Estado do Amazonas, a Orquestra de Cordas, a Orquestra de Câmara, a Big Manaus Band, o Festival Amazonas Jazz, Festival de Ópera, Corpo de Balé, Virada Cultural, o Largo São Sebastião,

– Recuperação de 17 complexos esportivos.

Social:

– 5 Cozinhas Comunitárias implantadas na Capital.

– Criação e Implantação do Disque-Mulher, call Center de atendimento.

– O Bolsa Família Municipal (+ de 67 mil beneficiados), com serviço de cadastramento nos bairros, o Bolsa Família Itinerante.

– Criou o Leite de Meu Filho, beneficiando mais de 90 mil crianças, reduzindo o índice de mortalidade infantil.

Trabalho, Emprego e Renda:

– Defesa da Zona Franca de Manaus no Senado, garantindo a prorrogação do modelo para o Amazonas.

– Implantou o 3º Ciclo no interior, beneficiando 32 municípios e 40 mil famílias interioranas foram contempladas com a distribuição de implementos agrícolas, abertura de vicinais e ramais para o escoamento da produção agrícola. Rabetas.

 

Foto: Divulgação

Eduardo Braga (PMDB)

Eduardo Braga é empresário e engenheiro formado pela Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia Elétrica. Iniciou sua carreira política aos 21 anos, como vereador de Manaus. Em 1986 foi eleito deputado estadual.

Na Assembleia Legislativa do Estado foi um dos mais atuantes deputados, sendo líder do Governo e relator da Constituição do Amazonas. Em 1990, Eduardo Braga foi eleito deputado federal, obtendo a maior votação do seu partido. Foi eleito vice-prefeito de Manaus em 1992 e assumiu a Prefeitura Municipal em março de 1994.

Em 2002 foi eleito com maioria absoluta no primeiro turno das eleições para o Governo do Amazonas. Em 2006 foi reeleito no primeiro turno com 50,63% dos votos válidos.

Eduardo Braga foi eleito em 2010 senador pelo Amazonas. No Senado, defende o desenvolvimento sustentável, a integração regional, a Reforma Político-eleitoral, entre outros temas de relevância para o Amazonas e o Brasil.

Como senador, Eduardo Braga presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática (CCT) e foi membro titular das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Infraestrutura (CI). Foi ainda suplente nas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização (CMA), de Assuntos Sociais (CAS) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

De março de 2012 a dezembro de 2014, Eduardo Braga atuou como líder do governo da presidenta Dilma Rousseff no Senado.  Nessa função, foi responsável por negociar a aprovação de importantes leis como Projeto que unificou em 4% as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações interestaduais com produtos importados e que pôs fim à chamada Guerra dos Portos.

Outras leis de relevância aprovadas no período em que exerceu a função de líder foram: Medida Provisória do novo Código Florestal (MP 571/2012);  MP que permitiu redução das tarifas de energia elétrica (MP 579/2012);  MP da Modernização dos Portos (MP 595/2012);  PEC das Domésticas (PEC 66/2012);  Estatuto da Juventude;  Novas Regras para Partilha do Fundo de Participação dos Estados (Projeto de Lei do Senado 240/2013);  PEC 18/2013, que torna imediata a perda o mandato parlamentar após condenação definitiva por improbidade administrativa ou quando condenação criminal indicar tal pena; entre outros.

De janeiro de 2015 a abril de 2016, Eduardo Braga interrompeu a atividade legislativa para comandar o Ministério de Minas e Energia (MME), onde promoveu diversos ajustes estruturais e desenvolveu programas para os setores de energia elétrica, petróleo, gás e combustíveis renováveis e da área de geologia e mineração.

Fazem parte das conquistas registradas durante o período a ampliação das fontes de energia renováveis; o reequilíbrio do setor elétrico, tornando-o novamente atrativo ao investidor, e o início do ciclo de redução de custos da energia, entre outros.

Ao promover a expansão da capacidade geradora de energia do País, o ministério, sob a liderança de Eduardo Braga, priorizou as fontes renováveis, como a eólica. Além disso, iniciou a implantação de um projeto pioneiro no mundo: a instalação de painéis fotovoltaicos em reservatórios de hidrelétricas. A nova tecnologia – em teste nas usinas hidrelétricas de Balbina (Amazonas) e de Sobradinho (Bahia).

Atento também às necessidades do povo amazonense por um fornecimento de energia elétrica seguro, como ministro, Eduardo Braga providenciou a entrega de 159 grupos geradores para 91 localidades de 56 municípios do estado. O investimento de R$ 160 milhões da Eletrobras Distribuição Amazonas beneficiou 1,6 milhão de habitantes distribuídos em 315 mil unidades consumidoras.

Assim que reassumiu o mandato de senador, em maio de 2016, Eduardo Braga foi indicado pelo seu partido, o PMDB, relator do Orçamento da União de 2017, o que garantiu a ele a vaga de titular na Comissão Mista de Orçamento (CMO).  Coube ao parlamentar editar e adequar as propostas dos congressistas ao texto que resume toda receita e despesa do Governo Federal para esse ano.

O senador é também presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do senado, bem como é titular nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e Especial de Desenvolvimento Nacional (CEDN).

 

José Ricardo (PT)

José Ricardo Wendling, 53 anos, nasceu no Distrito de Harmonia, Município de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Filho de Albano Afonso Rodrigues Wendling (agricultor) e Isolda Clotilde Ludwig (costureira), é o mais velho de cinco filhos.

Sua família se mudou para o Amazonas em 1971 em função da onda migratória incentivada pelo Governo Federal. José Ricardo e sua família foram trabalhar na agricultura em Iranduba (Ilha da Paciência e Caldeirão) e posteriormente em Manaus, onde residem há 44 anos.

José Ricardo é casado com Cristiane Socorro Kanawati Madeira (Psicóloga) e tem dois filhos: Paulo Ricardo e Thiago José.

Iniciou seus trabalhos como vendedor ambulante, e a partir dos 15 anos começou a trabalhar no Distrito Industrial, nas empresas Sharp, Sanyo e Ava Industrial. Foram 10 anos de experiência como operário do Polo Industrial de Manaus. Após concluir o curso de Economia, começou a trabalhar na área de consultoria econômica e elaboração de projetos técnicos e econômicos junto às empresas industriais da ZFM. Foram 23 anos nesta área. Foi professor de economia no CIESA, nos anos de 1992 a 1994, e da Faculdade Dom Bosco em 2005.

Formação

Cursou os ensinos fundamental e médio nas escolas públicas Ângelo Ramazotti, Ruy Araújo e Benjamin Constant. Em 1988, formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo agraciado como “anel simbólico” de melhor desempenho. Em 1999, concluiu o curso de Direito pela Universidade Nilton Lins. É pós-graduado pela UFAM, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia de Ensino Superior do Amazonas.

Atividades Profissionais

Ele trabalhou como vendedor ambulante, foi picolezeiro, no Distrito Industrial nas empresas Sharp, Sanyo e Ava Industrial. Foi professor titular de Economia, de 1992 a 1994, no CIESA; e, em 2005, nas Faculdades Dom Bosco. Desde 1989, atuou como economista, prestando serviço de Consultoria Econômica para empresas do Polo Industrial.

Participação Social

Entre as atividades de participação popular, ele já presidiu por duas vezes o Conselho Regional de Economia (AM/RR), de onde foi conselheiro titular por vários anos. Também coordenou o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome (Movimento do Betinho); foi fundador do Fórum do Orçamento Público; atuou no Fórum pela Ética na Política; junto com o ex-deputado federal Praciano, foi um dos fundadores do Fórum Estadual de Combate à Corrupção; participou de atividades religiosas e pastorais na Paróquia São Francisco, bairro de São Francisco; colaborou na Cáritas Arquidiocesana de Manaus, nas Pastorais Sociais e no Grito dos Excluídos da Arquidiocese de Manaus; contribuiu na organização dos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e na Implantação do Fome Zero/Bolsa Família em Manaus; compôs o Comitê Estadual do Direito à Verdade, Memória e Justiça no Amazonas; e participa ativamente da Frente Brasil Popular, Movimento em Defesa da Democracia e Contra o Golpe; foi articulista da Revista PIM e escreve artigos para o Jornal Dez Minutos e para o Portal Amazonas Atual (atividade suspensa por conta da campanha eleitoral).

Participação Política

Desde 1995, é filiado ao PT e colaborador desde a sua fundação, em 1980. Foi membro do Diretório Estadual e membro do Diretório Municipal em Manaus e, em três gestões, foi secretário de Finanças, coordenando a aquisição da sede própria do Partido. Também concorreu à presidência do PT Manaus, em 2001 e 2009, e do PT/Amazonas, em 2007 e 2013.

José Ricardo concorreu, pela primeira vez, a uma eleição como candidato a vereador em 1996, quando ficou como quarto suplente. Em 2000, candidatou-se pela segunda vez, ficando como terceiro suplente; e em 2002, concorreu como candidato a deputado estadual, terminando em primeiro suplente. Em 2004, ele elegeu-se vereador, disputando novamente as eleições em 2006, como deputado estadual, terminando como segundo suplente. Em 2008, José Ricardo elegeu-se, pela segunda vez, vereador de Manaus/PT; Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual, conquistando mais de 38,3 mil votos; e em 2014, foi reeleito deputado estadual; e em 2016, foi candidato a prefeito de Manaus.

Mandato

Na Câmara Municipal de Manaus, atuou como líder do PT, presidindo ainda a Comissão dos Direitos Humanos e a Comissão de Legislação Participativa.

Dentre as suas principais defesas e lutas, destacam-se: na área do transporte, projeto da meia passagem, transparência da tarifa de ônibus, licitação e melhoria do sistema de transporte; na área da educação, projetos para construções de bibliotecas, emendas no orçamento para construção de escolas, denúncias de falta de merenda, luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos professores e cobrança pela melhoria da qualidade na educação; na área da moradia, cobrança por uma política habitacional do Município, por meio do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’; na questão do abastecimento de água,  questionamento na Justiça sobre o reajuste da água e sobre a falta de água para a população; na área da saúde, luta pela melhoria no atendimento básico. Na luta pelos direitos das mulheres apresentou projeto pela reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em condições paritárias e com objetivos claros; além de ter atuado na criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean).

Na Assembleia Legislativa, José Ricardo foi presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática entre 2011/2014; foi líder do PT entre 2013/2014; e, atualmente, é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa. Seu mandato é pautado na defesa dos direitos da população e pela ética na política. Defendendo sempre o bom uso dos recursos públicos, é autor das leis pelo fim do pagamento do 14º e 15º salários dos deputados (“auxílio paletó”), da “Ficha Limpa Estadual”, que proíbe a nomeação de “fichas sujas” para cargos no poder público e da “Ficha Limpa das ONGs”, que veda destinação de recursos públicos para organizações controladas por pessoas “fichas sujas” e fim do repasse de recursos públicos para ONGs de políticos. Ele também é autor da lei da Transparência Estadual, que obriga maior transparência na arrecadação, nos pagamentos e nos benefícios financeiros do executivo estadual.

Na área da educação, é o autor das leis que limita o número máximo de alunos por sala de aula; da “Universalização de Bibliotecas”, para que cada escola tenha uma biblioteca; e a que garante desconto na compra de livros pelos professores. Apresentou também Projetos que destina 60% das receitas estaduais dos royalties do petróleo para remuneração de professores; do “Fundeb Transparente”, que cria portais de transparência detalhando os gastos dos recursos; e o da “Vistoria das Escolas”, que obriga a realização de vistoria, a cada dois anos, das estruturas físicas das escolas estaduais, além da PEC pelo Passe Livre Estudantil.

No combate à corrupção, é autor da Lei que criou o Dia Estadual de Combate à Corrupção – 9 de dezembro; apresentou Projeto para criar a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção; também apresentou projetos para melhorar a transparência nos órgãos públicos, como o da Divulgação dos Beneficiários de Programas Sociais, e o projeto que define que o pagamento de obras só se dará após comprovação pela sociedade. Na área do desenvolvimento econômico do Estado, José Ricardo sempre contribuiu na defesa da Zona Franca de Manaus e na busca de alternativas econômicas para o Estado, gerando mais emprego para os trabalhadores. José Ricardo mantém sua luta em defesa da ética, da transparência e da participação popular, fiscalizando, denunciando e propondo melhorias para o Estado do Amazonas.

 

Foto: Divulgação

Liliane Araújo (PPS)

Eu sou a Liliane Araújo, jornalista e acadêmica de Direito. Você, com certeza me conhece pelo trabalho que desenvolvi como repórter e apresentadora de TV, sempre atuando com responsabilidade e ética nas causas sociais e comunitárias, priorizando o bem comum da sociedade.

Durante toda a minha vida sempre estive perto das pessoas, ouvindo as reivindicações e os pedidos por mudanças e já não posso mais apenas noticiar os mesmos problemas de sempre, para os mesmos políticos governantes de sempre, vendo que não se preocupam em apresentar soluções. É por isso que coloco meu nome a disposição de todos para concorrer ao cargo de governadora do Amazonas. Eu não poderia ser omissa me acovardando diante do desafio. Não será por “W.O.” que os mesmos de sempre continuarão governando, e através de minha candidatura o Amazonas agora tem a possibilidade real de uma renovação política.

Quero ser uma governadora atuante e fazer um mandato em sintonia com a população. Tenho o compromisso de aproximar a gestão pública do dia-a-dia do cidadão, promovendo a desburocratização de serviços, um estado mais eficiente e mais acessível, um caminho para desenvolvimento socioeconômico.

Nosso plano de governo foi construído a partir de três eixos: recuperar a saúde administrativa do estado; promover o desenvolvimento econômico, e por fim investir nas pessoas: saúde, educação, segurança, e geração de emprego e renda. Um Programa responsável em acordo com o momento vivido, objetivo e correspondente ao curto período do governo de transição que realizaremos, construído com a participação de dezenas de colaboradores voluntários, especialistas, técnicos, gestores, intelectuais, militantes e simpatizantes. Todos motivados pelo desejo de transformar o Estado do Amazonas num lugar melhor para se viver.

Tenho orgulho em dizer que sou candidata “FICHA LIMPA”, pois nunca me envolvi em nenhum caso de corrupção ou em qualquer coisa errada, pois como jornalista jamais poderia faltar com a verdade e como cidadã, me indigno com a frustração que temos das lideranças políticas em quem depositamos o nosso voto de confiança, e que trilham por maus caminhos.

O Amazonas pode e tem condições de ser um Estado de mais oportunidades, e se os homens que até hoje governaram foram incapazes de em mais de 30 anos, promover as mudanças necessárias, então eu lhes peço que leiam com atenção os meus propósitos e me permitam, junto ao meu vice Cabo Lobo, governar para o bem das pessoas, promovendo as mudanças necessárias que este estado tanto precisa, e mostrando com competência que as mulheres também podem protagonizar a política e apresentar soluções.

 

Foto: Divulgação

Luiz Castro (Rede)

Luiz Castro foi prefeito de Envira, no alto Juruá, aos 23 anos, cargo que exerceu com êxito por dois mandatos e que propiciaram um salto na produção de alimentos e na qualidade de vida da população. É bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Comprovadamente ficha limpa, ocupou vários cargos públicos com visão inovadora e bons resultados e nunca foi alvo de processos. Parlamentar independente, de atuação firme na oposição, Luiz Castro intermedia as reivindicações da população da capital e do interior do Estado junto ao Poder Público, atuando em várias frentes de luta:

  • Proteção dos direitos da criança e do adolescente
  • Defesa da moralização da gestão pública e combate á corrupção
  • Valorização dos professores por trabalho e salário dignos
  • Defesa intransigente de melhorias na Saúde
  • Defesa dos direitos da mulher e das minorias sociais
  • Apoio à luta pelos direitos da pessoa com DST/AIDS
  • Apoio às reivindicações das pessoas com deficiência
  • Participa do movimento pela melhoria da Saúde Mental
  • Defesa do meio ambiente e dos catadores de material reciclável
  • Apoio às iniciativas do cooperativismo
  • Defesa de alternativas econômicas sustentáveis
  • Defesa da causa animal

Competência comprovada na administração pública, nas funções:

  • Prefeito de Envira com excelente aprovação popular.
  • Presidente do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (ICOTI).
  • Secretário da Sepror no período de 2003/2004, em que reestruturou o Setor Primário do Aamzonas com a criação da AGROAMAZON, CODESAV e ADAF, com a dinamização do IDAM, do PRÓ-CALCÁRIO e do Programa de Revitalização da Juta e Malva. Fomentou a agricultura familiar sustentável, acitricultura e criou o Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME.

 

Marcelo Serafim (PSB)

Marcelo Serafim, é casado e pai de um filho. É farmacêutico formado pela UFAM e Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias da Amazônia (FIOCRUZ).

Começou a vida política militando no movimento estudantil  (ME), aos 16 anos, filiado a Juventude Socialista Brasileira (JSB), tendo o Partido Socialista Brasileiro (PSB), como sua única filiação, no qual exerce o cargo de Presidente Estadual da sigla.

1997 –  Atuou no ME da Universidade Federal do Amazonas (Ufam);

2005 – Foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas, além de secretário Municipal de Articulação e Políticas Públicas da Prefeitura de Manaus até março de 2006;

2006 – Foi eleito deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 92.241 mil votos;

2007 – Iniciou o mandato na Câmara dos Deputados e foi vice-líder do PSB durante todo o mandato no Congresso Nacional.  Nesta época Marcelo Serafim foi membro titular da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) e vice-presidente da referida Comissão;

2010 – Teve uma atuação marcante em defesa dos interesses do Norte do país, tendo sido neste ano presidente da CAINDR. No parlamento defendeu incansavelmente melhores condições de vida para os moradores da região Amazônica. Na época, sua luta política foi em busca de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da Amazônia;

2011 a 2012 –  Marcelo é servidor público concursado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Secretaria Municipal de Saúde, na qual atua como farmacêutico na UBS Morro da Liberdade;

2014 – Disputou a eleição para o cargo de Senador;

2016 – Reelegeu-se vereador na cidade de Manaus;

2017 – Pré-candidato ao cargo de Governador (Eleição Suplementar);

Atuação parlamentar

– Foi o primeiro vereador a abrir mão do “auxílio-paletó”

– Apresentou projeto de lei que obriga as escolas particulares de Manaus a disponibilizarem a relação dos livros didáticos, com antecedência de 60 dias do início das aulas;

– Foi autor da indicação do Projeto de Lei Complementar que concede ao servidor público municipal, a licença paternidade de 15 dias, em caso de nascimento ou adoção;

– Apresentou projeto de lei que proíbe a mudança de nomes de ruas na cidade de Manaus;

– Autor da lei que proíbe a privatização de vagas em frente aos estacionamentos comerciais destinadas exclusivamente aos clientes em atendimento;

– Apresentou projeto de lei que obriga o uso do tacógrafo para micro-ônibus e vans escolares;

– Autor da lei que obriga fornecedores a fixar data e hora para entrega de produtos e prestação de serviços;

– Marcelo Serafim pede CPI para investigar a “máfia do diesel”;

– Defende a regulamentação do aplicativo UBER  na cidade Manaus, garantindo ao consumidor o direito de decidir;

– Autor da lei que proíbe a retenção das macas das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

– Apresentou  projeto de Lei que cria postos de atendimento médico nos terminais de integração;

– Projeto de Marcelo Serafim obriga açougues a informar origem da carne comercializada em Manaus;

– Marcelo Serafim é contra o aumento da tarifa do transporte público (3,80);

Apresentou projeto de resolução para tornar pública a tramitação dos Projetos de Lei na CMM;

– Apresentou projeto de lei que dispões sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição em eventos esportivos financiados ou subsidiados pela administração pública do município de Manaus, à pessoa de baixa renda;

– Apresentou projeto que obriga veículos alugados pela prefeitura a terem tacógrafos;

– Marcelo Serafim sugere a criação de aplicativo para combater a proliferação de focos do aedes aegypti;

 

Rebecca Garcia (PP)

Eu sou Rebecca Martins Garcia. Sou casada com Stanley de Souza e tenho dois filhos, a Maria Eduarda e o Pedro.

Nasci no centro de Manaus, em 1973. Cresci em uma família que sempre valorizou o trabalho como caminho para a conquista de objetivos. Meus avós, imigrantes espanhóis, chegaram ao Amazonas em 191 O, sem um tostão no bolso, mas com muita esperança no coração. Construíram uma trajetória de sucesso no ramo empresarial com dedicação, perseverança e fé.

Estudei no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no La Salle e no CIEC. Eu me formei em Economia pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Depois, trabalhei por dois anos no mercado financeiro, no Rio de janeiro.

Decidi voltar para Manaus porque o Amazonas é a minha terra, aqui está o meu coração e aqui eu queria construir a minha família. Em Manaus, trabalhei na iniciativa privada e, paralelamente, criei uma ONG de apoio e defesa das mulheres: a Maria Bonita.

Na Maria Bonita, promovíamos ações em favor da saúde da mulher, da geração de renda e contra a violência doméstica. Foi uma experiência incrível, que me aproximou das mulheres corajosas e batalhadoras do nosso Amazonas. Esse trabalho acabou me levando à política.

Nas ações de promoção à saúde da mulher, descobri que muitas mulheres vítimas de câncer de mama, acabavam morrendo de depressão, após a mastectomia, porque não conseguiam fazer a cirurgia reparadora pelo SUS. Os danos causados à autoestima eram, em muitos casos, maiores que os causados pela própria doença. Junto com minhas parceiras da ONG elaborei uma proposta de projeto de lei para mudar essa realidade. Porém, não consegui que nenhum político se interessasse em defendê-lo. Foi quando eu me decidi a entrar para a política partidária.

Fui eleita para o Congresso Nacional em 2006 e renovei meu mandato em 201 O. Como Deputada Federal, atuei em várias comissões, com destaque para: a de Indústria e Comércio; a de Meio Ambiente; de Ciência e Tecnologia; de Desenvolvimento Urbano; e a de Constituição e Justiça.

Fui vice-líder do governo e aprovei duas leis de minha autoria: a Lei da Mama, que garante a cirurgia plástica reparadora imediata às mulheres vítimas de câncer de mama (Lei 12.802/13) e a lei que garante ao Idoso o direito de receber a visita de técnicos do Estado quando não puder se deslocar para fazer recadastramento no INSS (Lei 12.896/13). Com a aprovação da Lei da Mama, concretizei o sonho que tinha me levado à política.

Fui secretária de governo e superintendente da Suframa, de outubro de 2015 a maio deste ano.

Minha experiência prévia no Congresso Nacional foi muito importante para que eu construísse uma imagem de respeitabilidade, que me permitiu abrir portas em Brasília e destravar processos estratégicos para o crescimento econômico da nossa região, quando eu estive à frente da Suframa.

Na superintendência da Suframa, constatei que é, sim, possível fazer gestão pública com seriedade e transparência, valorizando o servidor público, ouvindo a sociedade e superando entraves burocráticos com determinação e vontade de realizar. Juntos, conseguimos organizar o Planejamento Estratégico da Suframa, e recuperar sua importância em toda a Amazônia Ocidental, mobilizando os governos e as bancadas federais dos estados para defender a Zona Franca de Manaus. Organizamos a situação funcional dos servidores, e trabalhamos com as entidades para atrair empresas e recuperar os empregos perdidos com a recessão. Aprovamos mais de 60 projetos industriais (PPBs) – muitos deles parados há anos–, permitindo que novos produtos sejam fabricados no Polo Industrial.

Toda essa trajetória me preparou para o desafio de governar o Amazonas. Com a Graça de Deus e a sua confiança, quero administrar o nosso estado com a mesma seriedade, responsabilidade, transparência e compromisso com que tenho enfrentado todos os desafios da minha vida.

Foto: Divulgação

Wilker Barreto (PHS)

Wilker Barreto nasceu em Manaus no dia 1.º de agosto de 1976. Em 2002, concluiu curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Ufam.

Em 2008, foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade) para compor a 15.ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social, como:

-Projeto de Lei n. 103/2009, que “Dispõe sobre assistência especial às parturientes cujos filhos recém-nascidos sejam portadores de deficiência e dá outras providências”;

– Projeto de Lei n. 063/2009, que “Dispõe sobre a implantação de coleta seletiva de lixo em shopping centers e centros comerciais no município de Manaus e dá outras providências”;

– Projeto de Lei n. 266/2009, que “Determina a cassação dos alvarás de funcionamento de casas de diversões, boates, casas de shows, hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fizerem apologia, incentivo, mediação ou favorecimento à prostituição infantil ou à pedofilia no Município de Manaus”, dentre outros.

No ano de 2012, foi reeleito vereador. Tomou posse em 1.º de janeiro de 2013. Durante a 16.ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais. Dentre esses, destaca-se a Lei n. 2.155/2016, que “Dispõe sobre o processo simplificado para expedição de Habite-se de construções residenciais, comerciais e serviços Tipo-1, consolidadas antes de novembro de 2002.

Em 17 de dezembro de 2014, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016. Na presidência, investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Wilker Barreto foi reeleito para o terceiro mandato de vereador pelo PHS em outubro de 2016, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Como vereador, atuou como membro titular das seguintes comissões permanentes: Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Economia e Orçamento; Serviços Públicos; e Transporte, Viação e Obras Públicas. Integrou, ainda, como membro suplente, as comissões de: Educação; Saúde, Cultura e Patrimônio Histórico; Ética; e Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Experiência

Em seu terceiro mandato como vereador e no segundo biênio na presidência da CMM, Wilker Barreto tem acordado cada vez mais importantes parcerias e consolidado ações que beneficiam diretamente a população. Entre os inúmeros convênios e termos de cooperação técnica, Wilker estreitou parcerias com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) com a renovação em 2017 do projeto “Uma Nova Escolha”, que trabalha para a qualificação de e inserção no mercado de trabalho de menores infratores.

Barreto também garantiu a reforma e atualização da Lei Orgânica do Município depois de uma década sem mudanças e, recentemente, aprovou o PAVI, Plano de Aposentadoria Voluntária Incentivada, que deve garantir aos servidores da Casa todos os direitos no momento da aposentadoria e, ainda, em longo prazo, uma Câmara economicamente saudável.

A criação do orçamento impositivo para a consecução de emendas parlamentares foi outra conquista de Wilker. Elas já resultaram em mais de 100 obras que beneficiaram a população. A redução em custos de material de consumo, contrato PJ, diárias de viagem e telefonia também viabilizaram uma Casa mais econômica.

Wilker hoje tem um parlamento que, durante sua gestão, obteve o Habite-se definitivo, tem sua própria brigada de incêndio, além de ter obtido o selo ISSO 14001.

 

Obs: Os perfis dos candidatos foram elaborados por suas assessorias de imprensa. O candidato Jardel foi procurado, mas não enviou material.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *