Torneio Amigos do Tarumã abre alta temporada de pesca esportiva no Amazonas

torneio pesca

O tucunaré é a espécie mais cobiçada da pesca esportiva. Foto: Divulgação

O respeito aos rios da Amazônia e a difusão da importância da pesca esportiva na região são principais mensagens da terceira edição do Torneio ‘Amigos do Tarumã’, que marca a abertura da alta temporada da pesca esportiva no Amazonas. O evento será realizado no próximo sábado (24/09), na praia da Ponta Negra.

A temporada de pesca na Amazônia atrai, anualmente, cerca de 12 mil turistas para pescar uma da espécies mais cobiçadas da prática esportiva: o tucunaré. O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio das secretarias estaduais de Produção Rural (Sepror), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM).

A competição conta com 200 pescadores inscritos dos municípios de Parintins, Itacoatiara, Barreirinha, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, que vão “travar” um confronto com equipes do Estados do Paraná (PR), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Mato Grosso (MT). O torneio é chancelado pela Associação de Pescadores Esportivos de Manaus (Apem) e vai premiar quem pescar o maior tucunaré e retirar a maior quantidade de lixo dos rios. A expectativa é que, nesta edição, o recolhimento supere a marca das duas últimas competições em que foram recolhidos pelos pescadores cerca de 1,2 tonelada de lixo.

A largada será às 6h30, e chegada às 15h, na Praia da Ponta Negra. A área de pesca vai compreender a Bacia do Tarumã Açú até a região do Rio Negro (margens esquerda e direita), finalizando no Rio Cueiras, distante a 65 km de Manaus. Os pescadores deverão estar munidos da carteira de pesca amadora devidamente validada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Para os vencedores e competidores estão preparadas premiações em troféus e medalhas, além de diversos prêmios em equipamentos e acessórios de pesca.

“Sem dúvida nenhuma o Torneio de Pesca Esportiva vem para popularizar este esporte e divulgar aquilo que o nosso Estado tem de melhor, que são nossos rios, florestas e animais. Algo que desperta o interesse de milhares de pessoas mundo a fora e que é capaz de desenvolver o turismo esportivo. Além disso, é uma atividade que propaga a preservação do meio ambiente, causa esta que deve ser vivenciada e cada vez mais disseminada”, destacou o secretário da Sejel, Fabricio Lima.

PEIXE CAMPEAO

O peixe campeão da última edição sendo devolvido ao seu habitat. Foto: Divulgação

Lazer

A entrada no evento é gratuita e o público vai poder conferir, das 7h às 12h, exposições de acessórios de pesca, atividades físicas na praia, oficinas sobre manutenção de equipamentos, aulas de Stand UP Paddle (SUP) e de arremesso de isca com um dos  mais conhecidos pescadores esportivos do Brasil, Nelson Nakamura. A partir das 14h inicia o torneio profissional de arremesso com iscas e as premiações para os vencedores do Torneio.

Confira aqui a programação completa

Alta temporada

O período da alta temporada começa neste mês de setembro e encerra em fevereiro do próximo ano. O esporte no Amazonas cresce entre 7% e 10%, anualmente, em relação ao ano anterior, e movimenta aproximadamente 25 municípios, sendo os principais Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão, Nova Olinda, Borba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.

Conforme o coordenador do evento, Rogério Bessa, a realização da terceira edição representa o reconhecimento da sociedade pela prática da pesca esportiva no Estado. “Temos a satisfação de demonstrar e consolidar essa importância do esporte em nosso Estado chamando a atenção para a limpeza dos nossos rios, de onde vem o sustento de muitos ribeirinhos e é também uma das nossas riquezas naturais. Isso tudo ajuda e colabora para que a nossa região se torne um atrativo para os turistas e, principalmente, para a nossa população”.

Ranking de Records

Esse será o primeiro evento oficial de pesca em que será utilizada a régua padrão homologada, em maio deste ano, pelo Ipem-AM para validar resultados de competições de pescas realizadas na região. O Estado é o primeiro a implantar esse tipo de instrumento, que possui 1,10 metro de altura e 20 cm de largura, com regulamentos técnicos conforme padrões estabelecidos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A homologação desse padrão de medição permite que competidores ou pescadores de outros lugares possam vir ao Amazonas validar o tamanho de seus peixes pelo comprimento em centímetros, e ser reconhecido internacionalmente.

KENEDY

A competição conta com 200 pescadores inscritos. Foto: Divulgação

SERVIÇO

Assunto: 3o Torneio de Pesca Esportiva ‘Amigos do Tarumã’

Quando: 24 de setembro (Sábado)

Onde: Praia da Ponta Negra

Hora: Das 6h30 às 16h.

Informações: 98157-3351 / 99119-5792

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *