Ao comemorar um ano de atividade, no dia 29 de julho, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI/AM), anunciou a formação da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Amazonas (Coopercon-AM) e a condução do projeto “Futuro da Minha Cidade”, que é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), com parceria do Amazonas entre o Sindicato da Indústria da Construção do Amazonas (Sinduscon-AM) e ADEMI/AM.
De acordo com o presidente da ADEMI/AM, Romero Reis, o importante ao longo desse um ano da Associação é que o mercado imobiliário se fortificou e busca maior interação com a sociedade. “Foi um ano desafiador, principalmente pelo momento econômico que estamos vivendo, nos mostrando uma necessidade de nos reinventarmos e buscarmos novas conquistas. Os números de nossas pesquisas demostram que o mesmo nível de vendas obtidas em 2015, está sendo mantido em 2016, com todas as imposições que o mercado determina, obtivemos cerca de 90 milhões de venda mensal, através de muita criatividade por parte das empresas associadas, e sem dúvida, trabalho árduo”, afirmou.
Ele observou, ainda, que na revisão do Plano Diretor e de suas Leis, a participação foi marcante no Comitê de Desburocratização. “Praticamente todas as propostas da ADEMI-AM foram acatadas, mostrando sinergia plena com a atual Administração Municipal. Cabe ressaltar que o momento que o Brasil atravessa, exige de nós como Empresários e Cidadãos que somos, uma engajamento em projetos tipo ‘O Futuro da Minha Cidade´, podendo contribuir com sugestões e programas necessários a melhoria da nossa Manaus”, declarou.
Das pesquisas do mercado imobiliário, a ADEMI/AM já apresentou nove até o momento, onde todas mostram, e cada vez mais se especializam, em dados sobre quantos imóveis foram vendidos no mês, localidade, valor por metro quadrado e agora até com dados de georreferenciamento.
A última pesquisa divulgada apontou que o mercado imobiliário movimentou mais de R$ 110 milhões no Amazonas, em junho de 2016. O número, que corresponde ao Valor Geral de Vendas (VGV), indica um aumento de mais de 80% em relação ao último mês de maio. Toda essa reação aninou o mercado.
Quanto à desburocratização do setor, a ADEMI/AM comemorou ainda o diálogo junto ao Comitê de Desburocratização da Prefeitura de Manaus. Tudo porque os empresários do mercado imobiliário do Amazonas conquistaram o poder de construir habitações populares de caráter privado, a partir de então, em qualquer área da cidade, assim como a facilitação de vários entraves à construção civil, todas aprovadas dentro do Comitê de Desburocratização e Plano Diretor da cidade.
Perspectivas
Daqui pra frente, o presidente da ADEMI/AM, Romero Reis, anuncia que a proposta é montar a Cooperativa de Compra da Construção Civil do Estado do Amazonas (Coopercon/AM). “Estamos em processo de formação. O objetivo principal será otimizar as negociações de seus cooperados, por meio do desenvolvimento de fornecedores, produtos, projetos e soluções para construção civil”, explica o empresário.
Já o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, trata-se de uma iniciativa que tem como missão mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade.
“Esse projeto é de fundamental importância. É uma responsabilidade social dos empresários do mercado imobiliário porque é uma ação que propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município, mas é voluntário e apartidário”, declara Romero Reis.
Veja mais notícias em Releases