21/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com apoio da Fapeam, empresa cria equipamento de segurança e identificação de gás natural

Publicado em 21 de julho, 2016

fapeam gás

Um equipamento produzido no Amazonas capaz de realizar a segurança e identificação da evasão dos poços de gás está sendo desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela JS metalurgia, empresa contemplada no edital do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/AM). O equipamento de segurança é um produto obrigatório para as empresas que atuam no ramo de petróleo e gás.

A solução tecnológica criada pela empresa é um queimador de óleo e gás de alta pressão no formato modular, dividido em duas bases, o que garantirá mais rapidez ao montar e desmontar, além de possuir os requisitos: modular, automatizado, controlado remotamente e antiexplosivo, que trabalhará toda a área de segurança e a identificação da evasão dos poços de gás por meio de sinalização e informações técnicas.

O equipamento promete otimização do processo, ser mais econômico financeiramente em comparação com os que são comercializados pelo mercado e normatizado com todos os critérios de qualidade. “A principal vantagem identificada é oferecer em Manaus um produto que não é fabricado na região Norte, justamente onde está situada a maior reserva de gás natural”, disse Rafael Dantas, coordenador do projeto.

Segundo ele, atualmente, muitas empresas não possuem o equipamento de segurança e que a maioria ainda verifica a saída do gás de forma ultrapassada e perigosa. “Hoje o funcionário vai com um bastão com um pouco de fogo na ponta e põe na saída do gás. Se o fogo aumentar é porque está saindo gás. É como se fosse um palito de fósforo gigante, mas com risco muito grande para pessoa que o manuseia. O nosso equipamento segue as normas da Agencia Nacional de Petróleo (ANP) e as normas internacionais”, ressaltou Dantas. 

Mercado

Administrador de empresas, Rafael Dantas disse que a equipe fez um levantamento inicial e constatou que muitas empresas de outros países e Estados do Brasil acabam atendendo a demanda de empresas locais. O mercado no Amazonas, ressaltou, ainda está em fase inicial, mas já existe demanda por equipamentos iguais a esses.

“A proposta é referência no mercado regional e nacional, pois foi identificada em análise prévia junto a clientes da cadeia produtiva de petróleo e gás a inexistência de produtos com os requisitos: segurança operacional, meio ambiente e aspectos ergonômicos e legais”, finalizou Dantas.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.