25/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura inicia Censo Previdenciário. Recenseamento vai até 17 de junho

Publicado em 16 de fevereiro, 2016

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta terça-feira, 16, o Censo Previdenciário do município. Para testar equipamentos e o treinamento dos recenseadores, os trabalhos começaram com os próprios servidores da Manaus Previdência, autarquia responsável pela condução do processo. Aproximadamente 30 servidores aptos a participar do Censo atenderam à convocação da Prefeitura e iniciaram o processo, incluindo o próprio diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi, servidor concursado.

“O censo é muito importante para a Prefeitura, pois além de contribuir para a diminuição do custo previdenciário anual para o tesouro municipal, atende à exigência do Ministério da Previdência Social de que os todos os Regimes Próprios de Previdência tenham equilíbrio atuarial”, destacou Magaldi.

Conforme Magaldi, somente a partir de uma base de dados atualizada dos servidores que vão se aposentar pelo município ou que já recebem aposentadoria ou pensão é que se pode projetar as receitas e despesas para o pagamento dos benefícios, de acordo com a expectativa de vida dos segurados.

O Censo Previdenciário visa atualizar os dados cadastrais de servidores públicos efetivos ativos e inativos, pensionistas, e seus respectivos dependentes. O período de recenseamento vai até 17 de junho. O público-alvo deverá agendar o atendimento, até o dia 16 de junho, nos sites da Prefeitura de Manaus (http://www.manaus.am.gov.br/) e da Manaus Previdência (manausprevidencia.manaus.am.gov.br).

Os sites também disponibilizam cartilhas com todas as informações sobre o trabalho. Em caso de dúvida, o servidor dispões do call center da previdência – (92) 3186-8000 –, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

O recenseamento piloto foi avaliado pelo representante da Agenda Assessoria, Ronaldo Borges, gerente de Projetos da empresa. Segundo ele, se não houver falta de nenhum documento, o recenseamento demora em torno de 25 minutos. “Primeiro é feito uma triagem para a checagem dos documentos. Em seguida, o recenseado passa para a coleta (biometria e foto); depois, digitação dos dados, seguindo para a digitalização dos documentos, onde o processo é finalizado”.

Recenseados

Entre os servidores que participaram do censo nesta terça, o primeiro que concluiu o processo foi André Luiz Gouvêa, 23, Analista Previdenciário. “É algo muito positivo e acredito que serve até de exemplo para outros regimes próprios no Brasil. Agora, é esperar que os servidores, aposentados e pensionistas atendam à convocação da Prefeitura”.

Outra servidora que participou do procedimento foi Andresa Nogueira, 30, Analista Previdenciária, que considerou essencial a atualização cadastral dos segurados para a saúde financeira da prirevidência municipal. “Acho importante o censo porque vai ajudar bastante a instituição, a Prefeitura, a fim de garantir o equilíbrio atuarial do órgão”.

Confira os polos de atendimento aqui

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.