26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Fetam realiza Mostra de Teatro do Amazonas a partir de 30 de maio

Publicado em 11 de maio, 2015

A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) promove de 30 de maio a 12 de junho de 2015 a 9ª Mostra de Teatro do Amazonas, importante ação para garantir espaço democrático de discussão, criação, recriação, formação, difusão e aprimoramento artístico teatral, através da troca de experiências entre os artistas do Estado e da capital, Manaus. A mostra oportuniza a reflexão sobre o fazer teatral brasileiro, dentro das peculiaridades de nossa região, almejando o fortalecimento de nossa linguagem e estética.

A Fetam atua para atender os anseios da categoria teatral do Amazonas, no intuito de valorizar a reflexão e os avanços no setor.

Nos últimos anos (2013 e 2014), não foram realizadas edições da Mostra e a entidade vai restabelecê-la no calendário do Estado e da cidade de Manaus, no coletivo da produção teatral como um todo.

Histórico

A primeira edição aconteceu em 2003, na gestão de Nonato Tavares, intitulada de ‘Um encontro necessário’, teve a presença do crítico teatral Kil Abreu e homenagem ao artista Edney Azancoth, hoje saudoso. Em 2004, foi apresentada na Praça da Saudade, obtendo grande público.

O que se repetiu na terceira edição, em 2005, quando somou-se à Praça, o Teatro Luiz Cabral, na Zona Leste.

Nos primeiros anos, tivemos a mediação e análise de Márcio Marciano, da Companhia do Latão, de São Paulo.

Na quarta edição, em 2006, tivemos a presença do ator Júlio Adrião, com a peça ‘A descoberta das Américas’, no palco do lendário Teatro Amazonas.

Michel Guerrero dirigia a Fetam nos anos de 2005 e 2006. Em 2007, o diretor carioca Marcus Alvisi acompanhou os espetáculos amazonenses na ‘5ª Mostra de Teatro do Amazonas’ e, após, as apresentações emitia considerações a respeito dos trabalhos. A oitava edição foi em 2012, rebatizada de ‘Mostra Tuchaua de Teatro’.

Finalidade

A Fetam, agora, retoma a ação na cidade de Manaus, em 2015, para, a partir de 2016, passar a integrar, concomitantemente, a cada edição, os demais 61 municípios amazonenses, estimulando novas perspectivas em cidades com dificuldade de acesso à cultura.

Seleção dos espetáculos

A 9ª Mostra de Teatro ocorrerá no período de 30 de maio a 12 de junho de 2015. Os projetos inscritos deverão ser analisados por uma curadoria apontada pela Fetam, cm seleção de no máximo 20 espetáculos teatrais. O proponente deverá estar filiado à FETAM, bem como ter suas anuidades quitadas com a Entidade.

Informações, regulamento e ficha de inscrição no site da FETAM: http://fetamteatro.wix.com/federa

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.