04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus realiza atividades para o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Publicado em 22 de abril, 2015

A partir desta quarta-feira, 22, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus vão desenvolver atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26 de abril. Na próxima sexta-feira, 24 de abril, na UBS Leonor de Freitas, localizada na Avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, haverá mobilização coordenada pelo Núcleo de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com palestras educativas e rodas de conversas com usuários da unidade.

A rede municipal de saúde atende a 159.108 pacientes hipertensos atualmente em Manaus. “As nossas unidades estão preparadas para oferecer diagnóstico e tratamento, inclusive com a dispensação de medicamentos para quem tem hipertensão. Nossos agentes acompanham cada um dos pacientes para que eles não abandonem o processo”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A campanha se estende aos Distritos de Saúde e às Policlínicas da Rede Municipal de Saúde que, durante a semana da hipertensão, desenvolverão a programação educativa e também a busca de pacientes que não voltaram às unidades para identificá-los e persuadi-los a retomar o tratamento.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial tem como objetivo principal sensibilizar a população para a importância da prevenção e controle da doença, alertando sobre seus os riscos, como evitá-la e ressaltando a importância da adesão ao seu tratamento, com vistas à promoção de hábitos e estilos saudáveis de vida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em abril de 2013 a estimativa era de que a hipertensão afetasse uma em cada três pessoas em todo o mundo, totalizando o número de 2 bilhões de pessoas. As doenças cardiovasculares tiram a vida de 9,4 milhões de pessoas por ano. Além disso, a hipertensão também aumenta o risco de desenvolver outros problemas de saúde, como insuficiência renal e cegueira.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com a hipertensão e existem outros 12 milhões que ainda não sabem que possuem a doença. São mais de 300 mil mortes por ano.

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde apontou que a proporção de brasileiros diagnosticados com pressão alta cresceu de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que apenas 10% da população faz regularmente acompanhamento médico e segue corretamente as orientações.

Atualmente, considera-se que ela é a doença cardiovascular mais frequente no país, especialmente entre idosos. Mais de 70% das pessoas acima de 70 anos têm hipertensão arterial. No entanto, gestantes e crianças também estão entre os que devem tomar cuidado com a pressão alta.

Prevenção                                  

A prevenção é a melhor forma para não sofrer com as consequências da doença. Hábitos saudáveis, não consumir álcool em excesso, perder peso e praticar atividades físicas regularmente são as regras para fugir da pressão alta.

Um dos perigos da hipertensão é sua característica de doença “invisível” e silenciosa, em que muitas vezes o paciente não tem domínio sobre sua condição até passar por um episódio em que a doença se manifeste. A maioria dos hipertensos não apresenta qualquer sintoma ou sinal referente à hipertensão. Sintomas como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar podem estar associados à hipertensão, mas não são específicos da doença. Muitas vezes, os sintomas surgem quando a hipertensão já causou danos aos órgãos. Por isso, é importante tratar a hipertensão mesmo sem sintomas.

A Hipertensão Arterial aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Cardíaca e Renal, Impotência Sexual, além de outras complicações que alteram significantemente a qualidade de vida. Além disso, um hipertenso que não se trata tem, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma redução na expectativa de vida de até 16,5 anos. O tratamento previne as complicações da doença, mas é importante que o tratamento seja feito de forma contínua, sem interrupções. Também é importante a realização de consultas médicas periódicas, pois podem ser necessários ajustes na medicação.

 

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.