22/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas ganha centro integrado para controle e combate a queimadas no Estado

Publicado em 11 de setembro, 2014

A Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) lançaram nesta quarta, 11 de setembro, o Centro Integrado Multiagências para a Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas no Amazonas (CIMA-AM). O novo centro permitirá maior coleta de dados com o objetivo de definir ações  para prevenção e combate das queimadas no Estado.

O evento aconteceu no auditório do Corpo de Bombeiros, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Durante a cerimônia, ocorreu a assinatura de um termo de cooperação de técnica entre 17 instituições que atuarão de forma integrada.

De acordo com o Hamilton Casara, coordenador do Centro de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima) da SDS, o novo centro é um serviço de inteligência, formado por técnicos das instituições parceiras. “O centro foi criado por conta da situação emergencial do atual período de estiagem e queimadas e é fundamental nesse momento em que tem situações graves de umidade relativa do ar baixa e aumento de temperatura, quando nós precisamos ter ações integradas de todas as instituições que trabalham na recepção de dados do satélite, transformando isso em informações e distribuindo para todas em instituições executoras”, disse Casara.

De acordo com o coordenador, o trabalho permitirá a emissão de dois boletins semanais para subsidiar as ações do poder público. O campo de ação do centro são os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a região  do sul do Amazonas.

Até o mês de novembro de 2014, além do controle e combate as queimadas, serão realizadas palestras e eventos de sensibilização.  Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros coronel Roberto Rocha, o Governo do Estado já havia implantado ações de controle, porém, com o novo Centro Integrado, as ações serão mais ágeis.

“Esse poder de resposta já estava constituído principalmente no sul do Amazonas, mas com o centro vamos ampliar isso. Há focos de calor na região metropolitana e, no sul do Estado, atuaremos inclusive com parceria dos Estados de Rondônia, Acre e Pará”, ressaltou Roberto Rocha.

Recomendações

O comandante do Corpo de Bombeiros afirmou, ainda, que a população pode fazer denúncias sobre queimadas, ligando para o número 193. Ele recomenda também que, nas áreas urbanas, alguns hábitos podem evitar queimadas. “As pessoas devem evitar jogar cigarros na grama ou no lixo e não deixar latas (de alumínio) expostas que refletem  a luz solar e geram uma combustão espontânea. Todos esses fatores aliados à vegetação seca e à baixa umidade podem gerar o início das chamas”, ressaltou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (inpe), há um aumento de 143% nos focos de calor este ano, em relação a igual período de 2013. O meteorologista do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dellarosa, disse que as chuvas estão abaixo do esperado neste verão, que deverá se prolongar em até um mês. Para ele, a criação do centro gera informações científicas capazes de dar suporte para a tomada de decisão do poder público.

“As tecnologias elas têm que servir ao homem pra que ele possa se antecipar nas questões de relativa gravidade. Neste caso nós temos monitorado a condição de umidade, a condição de chuva e de ventos e a possibilidade de ocorrência de um fenômeno comum nesta época do ano, as invenções térmicas, que impedem a dissipação pela atmosfera de poeiras causadas pela a atividade humana junto à superfície (poluição). Então, este centro de monitoramento permitirá a coleta de informações capazes de pelo menos diminuir esses efeitos“, afirmou.

O Governo do Estado tem realizado ações integradas inclusas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas – PPCD-AM2012-2015, com o objetivo de promover o uso sustentável do solo e reduzir o desmatamento e queimadas.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.