A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar, de 1º a 04 de abril, curso de capacitação em Testes Rápidos e Aconselhamento em HIV, sífilis e hepatites B e C. As aulas vão ocorrer no Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/ILMD), localizado na rua Terezina, 476, Adrianópolis. O público-alvo são 30 profissionais que atendem em unidades básicas do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste).
A chefe do Núcleo de Controle de DST/AIDS e Hepatites Virais da Semsa, Adriana de Souza, disse que o curso faz parte do processo de implantação dos testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Manaus, trabalho que já foi concluído em 41 UBSs. Adriana também explicou como é o processo de diagnóstico dos Testes Rápidos de HIV e sífilis.
O processo de capacitação é direcionado para enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório, sendo que o próximo curso vai reunir cinco profissionais do sistema prisional e representantes da Organização Não Governamental (ONG) Garotos da Noite.
As aulas vão abordar temas como: Rede Cegonha; Co-infecção TB/HIV; Epidemiologia da infecção pelo HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais; Normas Técnicas dos Testes Rápidos; e Aconselhamento. Será realizada também aula prática com demonstração dos quatro diferentes tipos de testes rápidos.
Atualmente, a rede municipal de saúde oferece os testes rápidos em 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural (área terrestre e fluvial), incluindo a Unidade de Saúde Fluvial Semsa IV (Barco Catuiara). Mensalmente são realizados, em média, 2,5 mil testes rápidos, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C.
A principal vantagem do teste rápido, explica Adriana Souza, é a detecção precoce das doenças, evitando o agravamento da saúde do paciente, possibilitando o início do tratamento e reduzindo os casos de transmissão vertical, que ocorre da mãe para o feto e pode gerar sequelas para a criança.
A lista de UBSs que já oferecem o teste rápido pode ser acessada no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/TESTES-R%C3%81PIDOS.pdf).
Veja mais notícias em Releases