07/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idam comemora 18 anos com homenagens a personalidades que contribuíram para o avanço do setor primário no Amazonas

Publicado em 17 de março, 2014

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Estado, comemora 18 anos de existência e promoverá, na próxima terça-feira, 18 de março, uma solenidade alusiva para comemorar a trajetória de bons serviços prestados ao setor primário. O evento acontece às 10h, no auditório Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Octávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona sul).

Na ocasião, os ex-presidentes do Idam serão homenageados e receberão placa de reconhecimento pelos serviços prestados durante o período em que estiveram à frente da Instituição. Entre os agraciados está o vice-governador do Amazonas, José Melo, que presidiu o órgão de 20 de março de 2000 a 4 de abril de 2002.

Será inaugurada a galeria de presidentes que contribuíram para a melhoria dos serviços de Ater prestados pelo Idam ao longo de sua história. A solenidade pretende reunir os gerentes das 66 Unidades Locais do Idam que, juntamente com as equipes técnicas, administrativas do escritório central e instituições parceiras, tornam possível à ação da Extensão Rural no Amazonas.

Atendimentos – Vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Idam atende aproximadamente 95 mil beneficiários e 2.010 comunidades rurais, sendo que 94% desse público são agricultores familiares. “É gratificante saber que o setor primário no Amazonas tem avançado, e que as políticas públicas estão chegando aos lugares mais distantes proporcionando ao pequeno e médio agricultor, melhores condições de trabalho no campo, como também o desenvolvimento rural sustentável”, disse o diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli.

Setor primário – Nos últimos dez anos o serviço de Ater no Amazonas alcançou importantes conquistas que tem possibilitado as famílias rurais o acesso às novas tecnologias da agricultura familiar. Além disso, a construção de um Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural por parte do Governo Federal e a decisão de criar a Anater foram passos fundamentais para o fortalecimento da estrutura do serviço de Extensão Rural.

Assistência técnica – É um serviço de educação não formal de caráter continuado no meio rural que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades agropecuárias, não agropecuárias, agroextrativistas, florestais e artesanais. A Ater iniciou na década de 40, assegurada pela Constituição Federal de 1988. O serviço é garantido aos pequenos e médios agricultores/produtores rurais no sentido de atender as necessidades da agricultura familiar e manter a permanência e a subsistência do homem no campo.

No Amazonas, o serviço de Ater está presente há 48 anos. Iniciou com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (Acar), em 1977, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (Emater), onde em 1993 passou para Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amazonas. Em 18 de março de 1996, foi criado o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), sendo incorporado a sua estrutura, em 2007, à Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Estado, desenvolvendo dessa forma atividades de extensão florestal.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.