08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Defesa Civil conclui construção de ponte e faz o levantamento de áreas afetadas pela última cheia

Publicado em 20 de janeiro, 2014

A Defesa Civil de Manaus concluiu, neste fim de semana, a construção de uma ponte de 15 metros no Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. Por conta das chuvas e da estrutura deteriorada pelo tempo, a antiga ponte desabou no dia 4 de janeiro e, desde a data, os moradores da área estavam com acesso prejudicado.

O problema afetou cerca de 30 famílias que moram, principalmente, na rua Alto Paraíso, no Jorge Teixeira, e precisam da ponte para a travessia diariamente. Além desta área, a Defesa Civil está realizando um levantamento em outras regiões da cidade afetadas pela última cheia. O levantamento do órgão tem a proposta de verificar os danos causados tanto nas estruturas das casas quanto nas pontes de acesso.

O chefe da Divisão de Reposta da Defesa Civil de Manaus, sargento Altaci Gomes, explicou que o levantamento será feito em todos os bairros para verificar a necessidade de manutenção ou reconstrução das pontes.

“A proposta do secretário é trabalharmos em parceria com a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e concluirmos esse levantamento o quanto antes. O que precisar ser feito, nós faremos, como manutenção ou, em outros casos, reconstruindo as pontes com a equipe da Secretaria de Infraestrutura”.

Os técnicos começaram o levantamento na zona Leste de Manaus, no último dia 15. Em campo, foi constatada a necessidade da reconstrução de 11 pontes de acesso nos bairros Jorge Teixeira e Mutirão.

A previsão é de que o levantamento seja concluído até fevereiro. Inicialmente, as ações serão concentradas nas áreas que necessitam de serviços mais urgentes.

O trabalho é realizado em duas etapas: na primeira, os técnicos da Defesa Civil de Manaus fazem a avaliação da ponte para verificar se é necessária a manutenção ou sua reconstrução. Na segunda, com o laudo em mãos, é feito o agendamento do serviço necessário e sua execução.

O trabalho conta também com a colaboração da população, que pode solicitar vistoria na ponte do bairro em que mora, por meio do número 199.

Todas as ações estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.