20/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ouvidoria Itinerante emite documentos no sábado, 14

Publicado em 11 de dezembro, 2013

O Governo do Amazonas, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, promove, neste sábado, dia 14 de dezembro, mais uma edição do projeto Ouvidoria Itinerante. A ação vai acontecer nos bairros Santo Antônio e São José I, das 8h às 13h, e vai oferecer emissão das primeiras e segundas vias de RG, CPF, CTPS e atendimentos relacionados ao INSS.

Na zona oeste, o atendimento acontecerá no prédio da antiga sede da Rede Boas Novas (rua Santo Antônio, nº 88, Santo Antônio). Na zona leste, a ação será realizada no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi-AM – avenida Cosme Ferreira, nº 3.295, São José I).

O ouvidor geral do Estado, deputado Wanderley Dallas, afirma que a Ouvidoria Itinerante garante ao cidadão o acesso aos serviços de cidadania. Ele destaca a atuação do projeto na capital e no interior. “Estamos intensificando a atuação do projeto nos municípios do Amazonas, o que é uma determinação do governador Omar Aziz. Nos últimos finais de semana estivemos no Careiro da Várzea e em Iranduba. Na próxima semana, a ação chega à Autazes”, informou.

Saúde – Além da retirada de documentos, o público ainda terá acesso a atendimentos básicos de saúde como aferições dos níveis de glicemia e pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC), aplicação de flúor e informações relacionadas aos cuidados com a escovação. Esta etapa clínica é desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do projeto UEA Cidadã, que envolve universitários dos cursos de odontologia, medicina, enfermagem e saúde coletiva.

Trabalho conjunto – A parceria entre a Ouvidoria Geral do Estado e a UEA Cidadã acontece há aproximadamente seis meses. Porém, a universidade já desenvolve os trabalhos há quase quatro anos.

De acordo com o chefe do Departamento do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Joel Sales, a atuação conjunta resulta em benefícios para a população, que além de resolver pendências documentais ainda pode ter o auxílio de um profissional da área da saúde. “Essa parceria abrilhanta as ações do Governo do Estado e beneficia, consequentemente, ao público amazonense”, afirma.

Segundo a coordenadora de ações e cidadania da UEA, Márcia Costa, o objetivo do projeto é promover a integração entre a universidade e população local. Ela lembra que 105 universitários fazem parte da ação. “Dessa forma podemos dar um retorno à comunidade quanto aos ensinamentos ministrados em sala de aula. A ideia é apresentar uma nova formação interdisciplinar aos estudantes envolvidos”, esclarece.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.