28/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Fundação Vanzolini mantém certificação do Sistema de Gestão da Qualidade da Prodam

Publicado em 09 de dezembro, 2013

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) conquistou mais um ano de certificação pelas normas ISO 9001. A auditoria anual, realizada pela Fundação Vanzolini, referência de certificação no país, atestou a conformidade do sistema. A certificação ISO 9001 foi obtida pela Prodam, pela primeira vez, no ano 2000, e vem sendo mantida seguidamente.

O diretor presidente do órgão, Tiago Paiva, ressalta que a certificação é um selo que garante o compromisso da Prodam em realizar serviços com qualidade e também atesta a disposição da empresa na busca contínua por melhorias nos processos desenvolvidos.

O assessor técnico da Prodam, Aristóbulo Angelim, representante da direção na avaliação, explica que as auditorias de recertificação são realizadas a cada três anos. Esta, portanto, é a quarta recertificação conseguida pela Prodam.

A auditoria identifica conformidades, não conformidades e oportunidades de melhorias no sistema de Gestão de Qualidade, em cumprimento à norma NBR ISO 9001:2008. De acordo com a supervisora de Qualidade da Prodam, Milene Duarte, a auditoria verificou se o sistema ainda se mantém adequado, para a permanência da certificação.

Ela explica, ainda, que a auditoria segue dois tipos de verificações: a de adequação, onde é verificado se a documentação do SGQ está condizente com os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008; e de conformidade, feita por meio de coleta de evidências objetivas, entrevistas e análise de registros, com a finalidade de verificar se o sistema está implementado e se funciona conforme a documentação.

Milene Duarte destaca que cada colaborador tem um papel importante para a manutenção do sistema, pois a auditoria cobra o conhecimento por parte dos funcionários a respeito da política e dos objetivos da qualidade e seus indicadores. “É importante que os colaboradores conheçam os seus processos, os objetivos e as metas estipulados nos indicadores”, afirma.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.