05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Workshop do Dia da Juventude traz cineastas britânicos na programação acadêmica

Publicado em 29 de outubro, 2013

Como parte da programação do 10º Amazonas Film Festival (AFF), o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o Conselho Britânico realizam entre os dias 2 a 5 de novembro o Workshop do Dia da Juventude, com oficinas de cinema voltadas para jovens com idade entre 18 e 24 anos. No dia 5 de novembro, haverá uma programação aberta.

A proposta dos organizadores do ‘Glasgow Youth Film Festival tem como objetivo incentivar os participantes a experimentarem diferentes estilos cinematográficos, o desenvolvimento da análise crítica e a criação de uma plateia jovem.

As atividades serão coordenadas pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e a Assessoria de Relações internacionais da SEC , e realizadas na Casa Museu Eduardo Ribeiro, na Rua José Clemente, 322, Centro, e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail [email protected] e por telefone (92) 3232-2440.

Os cursos serão ministrados pelos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, do ”Glasgow Youth Film Festival’, importante festival de cinema jovem da Escócia, no Reino Unido. O encontro terá a participação dos representantes do Conselho Britânico, Will Massa (Londres) e a gerente de projetos, Sabrina Candido, representante da entidade no Rio de Janeiro.

As atividades acadêmicas iniciam no sábado (2), de 9h às 12h e de 14h às 17h, e seguem até terça-feira (5), com a realização do Dia da Juventude.

As oficinas consistem na exibição de filmes para exercício de práticas de observação com variados gêneros cinematográficos (ver abaixo), técnicas de divulgação para imprensa e também a organização do cerimonial de um festival, como parte das atividades a serem desenvolvidas no Dia da Juventude.

ESPAÇO PARA ANIMAÇÃO

Ainda no domingo (3), de 13h30 às 17h, a Casa do Cinema (rua Ferreira Pena) abrirá espaço para o Workshop de Animação Stop Motion ,com o premiado cineasta escocês Ainslie Henderson. Serão disponibilizadas seis vagas para os interessados que tenham fluência intermediária na língua inglesa.

Ainslie Henderson é um animador, diretor e roteirista que trabalha e mora em Edimburgo, capital da Escócia. Em 2012, ele ganhou um BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) pela co-roteirização de “The Making of Longbird”, com o diretor Will Anderson.

O cineasta também é ganhador de 25 prêmios internacionais, incluindo Melhor Curta Britânico em Encounters, na Disney.

Na oportunidade, o diretor irá mostrar o seu filme “I am Tom Moody” e como seus bonecos foram feitos. O cineasta orientará os grupos na criação de seus próprios personagens, onde serão repassadas instruções passo-a-passo sobre as técnicas e materiais necessários para a confecção de cada um.

Na terça-feira (5), Henderson irá ministrar uma ’’Master Class’’ de animação a convite dos instrutores escoceses Paul James McGregor e Megan Wallis Michell, como parte do Dia da Juventude. Os participantes das oficinas terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer mais o trabalho do prestigiado diretor.

Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a proximidade dos jovens com profissionais de cinema de outros países é um incentivo para novas descobertas. “É uma oportunidade para estes estudantes não apenas conhecerem novas técnicas, mas também uma forma de perceberem seus talentos naturais para o ramo de produção de filmes no Amazonas”.

“O brilho do 10º Amazonas Film Festival, com certeza, vai chegar aos amantes e simpatizantes do cinema no Estado. Nossa função é fomentar o talento desses jovens amazonenses que a cada dia ganham espaço de destaque no cenário do audiovisual no Brasil”, completou o secretário.

PROGRAMAÇÃO ABERTA

Outra grande novidade fica por conta da escolha de um participante da oficina que terá a oportunidade de conhecer em fevereiro de 2014 o festival em Glasgow a convite do Conselho Britânico. A seleção será feita pelos escoceses e o sortudo será anunciado durante a cerimônia de encerramento do AFF.

O Workshop da Juventude encerra no dia 5 de novembro com uma programação aberta ao público sem necessidade de inscrição no Cine Teatro Ademar Bonates, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. Quem participar do evento terá a oportunidade de conferir um filme selecionado pelos participantes das oficinas.

CURTAS DA ANIMAÇÃO BRITÂNICA

Ainda na segunda-feira (4) o público em geral pode conferir uma seleção de animações premiadas no Reino Unido com o Prêmio McLaren, que referencia o célebre animador escocês, Norman McLaren.

Entre as obras que serão apresentadas estão diretores como: Mikey Please, vencedor do BAFTA, Stephen Irwin, Victoria Mather, cujo filme “Stanley Picle” já ganhou mais de 33 prêmios até hoje.

Os filmes produzidos entre os anos de 2008 a 2012 serão exibidos no Cine Teatro Guarany (Centro) de 19h às 21h, tendo cada sessão exibida com uma hora de duração e debates acerca das produções ao término das exibições. Segue abaixo os curtas:

Matter Fisher

Ted’s Nest
Catzilla

The Eagleman Stag
Rabbit Punch

The Tail Gunner
The Conservatory

Moxie
Spin

This Way Up
Stanley Pickle

Codswallop

I Am Tom Moody
A Family Portrait

The Making of Longbird
Catzilla

Photograph of Jesus
Winter Poem

The Tail Gunner
Mother of Many

The Tannery
Fixing Luka

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.