01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo do Amazonas instala Caisan e inicia as discussões da segurança alimentar no Estado

Publicado em 27 de outubro, 2013

O Governo do Amazonas instala, nesta terça-feira, dia 29 de outubro, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-AM), instância de fundamental para a implantação e o fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional no Estado. Na ocasião, também será realizado o 1º Encontro da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas.

O evento acontecerá das 9h às 17h, no auditório “Maria Auxiliadora Prado” da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas – rua Darcy Vargas, nº 77, Chapada, zona centro-sul).

A Câmara foi criada pelo Decreto-Lei nº 32.588, de 16 de julho de 2012, e faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei Orgânica nº 11.346, de 15 de dezembro de 2006, medida que reafirma o acesso à alimentação adequada como direito fundamental do ser humano. A Caisan-AM tem como principais funções elaborar a Política e o Plano Estadual da área indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de monitoramento e avaliação de sua implementação.

A secretária estadual de Assistência Social e Cidadania, Regina Fernandes, que também é presidente da Câmara Intersetorial, disse que, com a instalação da Caisan-AM, o Governo do Amazonas dá um grande salto para iniciar as discussões da segurança alimentar e nutricional no Estado. “Com essa instância, a partir de agora, vamos debater e avançar em questões como, por exemplo, as políticas de incentivo ao pequeno agricultor rural e o desperdício do pescado em Manaus”, informou.

Posse dos membros – Após a cerimônia de instalação da Caisan-AM, serão empossados os membros e representantes das secretarias de Governo (Segov), Produção Rural (Sepror), Meio Ambiente (SDS), Fazenda (Sefaz), Saúde (Susam), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Seind), Políticas Públicas (Searp), Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Sect) e Justiça e Direitos Humanos(Sejus).

Palestrantes locais e nacionais – O encontro vai contar com a participação da técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Caisan Nacional, Telma Castello Branco, que coordenará a palestra com o tema “Sisan e suas interfaces”. A segunda palestrante será a secretária executiva da Caisan-CE, Regina Praciano, que vai abordar a “Experiência do Sisan no Estado do Ceará”.

A secretária executiva da Seas, Graça Prola vai comandar o painel “Ações Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no Amazonas”, e o presidente do Conselho Estadual, Pedro Souza, falará sobre “O Funcionamento do Consea-AM e a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional”.

PROGRAMAÇÃO

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.