O atendimento aos portadores de HIV em Manaus será tema de audiência pública na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, realizada pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), às 10h.
Segundo dados Fundação de Medicina Tropical (FMT), entre 1986 a agosto de 2013, foram diagnosticados 9.089 casos de Aids no Estado. Atualmente, 7.120 pessoas estão em tratamento no Amazonas, sendo 80% em Manaus.
De acordo com a presidente da COMDPDM, vereadora Professora Jacqueline (PPS) no mês passado, a Fundação de Medicina Tropical (FMT) divulgou que o número de pessoas que contraíram o vírus no Amazonas cresceu 15% de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O número de mortes também aumentou no mesmo período, 112 óbitos relacionados ao HIV nos oito primeiros meses de 2013 contra 82 mortes no ano passado.
De acordo com a vereadora Jacqueline, os dados chamam a atenção para o aumento gradativo de mulheres infectadas: há 20 anos para cada 27 homens contaminados, havia uma mulher, hoje, a relação está em torno de dois homens para uma mulher. “Estamos fazendo essa audiência na Semana de Saúde feminina da Câmara para chamar atenção das mulheres em relação a essa doença, que tem atingido muitas mulheres com número alarmantes”, disse Jacqueline.
De acordo com a vereadora Professora Jacqueline (PPS), em Manaus, a Fundação de Medicina Tropical (FMT) é a unidade de referência para diagnóstico e tratamento dos pacientes, fazendo parte da rede estadual de saúde.
Ela destaca que o município, por sua vez, não possui rede de atendimento para os portadores da doença, o que acarreta uma sobrecarga para a unidade do Estado, e por consequência, resulta na demora dos atendimentos e tratamentos iniciais. “Inclui-se também como uma problemática, a baixa condição socioeconômica desses cidadãos, pois não podem manter uma boa qualidade de vida, levando os mesmos a terem maiores complicações em curto prazo”, disse.