Após o sucesso nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, chega a Manaus, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no próximo dia 16 de outubro, a exposição itinerante “Retorno à Amazônia” apresentada pela Veolia Water Brasil. Trata-se de uma expedição que teve início com o lendário Jacques Cousteau, o Rei dos Mares, em 1982, e percorreu toda a extensão de 6.800 quilômetros da Amazônia. A mostra é uma realização da Editora Cultura Sub e da Ocean Futures Society, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Há 30 anos, Jacques Cousteau, seu filho Jean Michel Cousteau e uma equipe de mais de 50 pessoas, faziam a primeira expedição na Amazônia como nunca havia sido explorada: por terra, água e ar.
Vinte e cinco anos depois, seu herdeiro revisitou a grande floresta com os seus filhos e grande parte da equipe que fez a expedição em 1982, com um novo objetivo: em 25 anos, o que mudou na floresta? Essa e outras respostas estarão ilustradas nessa magnífica exposição, onde cada detalhe será desvendado em 30 telas ilustradas com as imagens feitas pela fotógrafa Carrie Vonderhaar e um painel informativo assinado por Jean Michel Cousteau curador da exposição.
Jean Michel Cousteau é Presidente da Ocean Futures Society, navegou durante décadas ao lado do seu pai e viaja ao redor do mundo se reunindo com líderes e formadores de opinião a fim de apoiar o fortalecimento e alianças pela proteção ambiental. Produziu mais de 75 filmes, ganhou vários prêmios, entre eles: Emmy, Peabody, 7 d’Or e CableACE.
“O foco dessa expedição foi observar as mudanças ocorridas na região e se as previsões feitas anteriormente se confirmaram. Infelizmente muita coisa ficou pior que o previsto, principalmente, com relação à quantidade de peixes e ao desmatamento. A exposição tem o objetivo de esclarecer as perguntas feitas por Jacques Cousteau, mostrar a beleza dessa região extremamente rica e chamar a responsabilidade para a preservação do meio-ambiente”, explica Ana Carolina Xavier, diretora da Editora Cultura Sub.
Além da exposição, toda essa experiência e imagens estão retratadas no primeiro livro de arte fotográfica a prova d’água publicado pela Editora Cultura Sub. O conteúdo, de aproximadamente 300 páginas, é impresso em papel reciclado e pode ser reaproveitado infinitas vezes sem perder a textura e cor original.
A exposição e o livro “Retorno à Amazônia” são iniciativas da Editora Cultura Sub, com o patrocínio da Veolia Water Brasil, Cle Brasil, Grupo Bemol, Whirlpool Latin America e apoio do Ministério da Cultura e Governo do Amazonas/Secretaria da Cultura de Manaus.
Veja mais notícias em Releases