Referência na fabricação de produtos à base de plástico no Polo Industrial de Manaus (PIM), a BIC da Amazônia — empresa originária da França — vai injetar investimentos de R$ 40 milhões, até o ano de 2015, para aumentar e diversificar a produção, assim como ampliar a unidade fabril local.
De acordo com o diretor de Marketing da empresa, Emerson Cação, parte desse recurso está destinado para a implantação da nova linha de montagem de marcadores ‘importada’ para o Brasil. Outro montante será para ampliar a fabricação de barbeadores no país. “As linhas de barbeadores e papelaria são o foco dos investimentos. Em papelaria, exclusivamente, a fabricação dos novos marcadores da linha BIC Marking: marcador permanente, marcador de quadro branco e de texto”, destaca Cação.
Para atender esse aumento de produção ainda, a estrutura física da BIC também ganhará investimento, com a ampliação em 5 mil metros quadrados da unidade fabril instalada no Distrito Industrial. Atualmente, a fábrica conta com uma área de 45 mil metros quadrados. Nessa área em Manaus, a empresa produz isqueiros, barbeadores descartáveis e papelaria (marcadores, lápis e canetas).
Com esse portfólio, a fabricante tem 80% da produção voltada para atender o mercado interno e 20% destinada à exportação para países da América Latina, principalmente Argentina. Aliás, conforme os últimos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a BIC é uma das principais exportadoras do parque fabril local, em 7º lugar em uma lista de 40 empresas.
Embora a colocação privilegiada na pauta de exportação do Amazonas, a indústria não apresentou um resultado positivo até agosto. No acumulado dos oito meses, a BIC vendeu em produtos para o exterior US$ 17,4 milhões, uma queda de 14,32%, em relação ao registrado no período de janeiro a agosto do ano passado.
Otimismo
Embora não detalhe números, a fabricante destaca que a expectativa é de crescimento, principalmente, para o próximo ano, com o fortalecimento das linhas de marcadores, colorir e barbeadores. Com a aposta, inclusive, no lançamento deste ano do primeiro barbeador recarregável, o Flex 4.
Dentro das novidades na produção, a empresa destaca também, aproveitando os próximos eventos esportivos no país, uma edição limitada da linha BIC Cristal para o próximo “volta às aulas”. São duas canetas com as cores da bandeira nacional, verde e amarela. É o quarto ano consecutivo que a caneta Cristal ganha uma edição especial.
Veja mais notícias em Economia