26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas discute soluções para remediação dos lixões no Estado

Publicado em 29 de agosto, 2013

O segundo dia da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente está sendo marcado pelos debates em grupos, divididos por quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e, Educação Ambiental. A IV Conferência tem como pauta o tema Resíduos Sólidos, e traz para a discussão soluções para a remediação dos lixões no Estado do Amazonas. O evento é uma realização do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

O evento está sendo realizado no Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM-Ulbra), localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim 2, zona sul, e vai até sexta-feira, dia 30.

De acordo com o coordenador do evento, José Adailton Alves, a metodologia se define a partir das discussões em torno das propostas de cada grupo, que somam um total de 240. “Cada grupo deverá definir 20 propostas, a serem expostas amanhã, último dia da Conferência, na plenária. Na ocasião, os 194 delegados definidos previamente nas etapas preparatórias, deverão sintetizar 5 propostas de cada grupo, que serão levadas para a Conferência Nacional de Meio Ambiente”, explica o coordenador.

Eixos Temáticos:

Produção e Consumo Sustentáveis – Tem como uma das diretrizes implantar obrigatoriamente a coleta seletiva nos municípios do Estado, como recomenda a Lei 12.305/2010, por meio de incentivos às prefeituras municipais para estruturar a adequada coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos, assim como na implantação de pontos de entrega voluntária.

Redução dos Impactos Ambientais – Um dos destaques desse eixo é reivindicar apoio financeiro e técnico junto ao poder público para a elaboração do Projeto Executivo, construção, implantação e manutenção dos aterros sanitários nos municípios, prevendo a capacitação da equipe local para sua operação e monitoramento e a instalação da infraestrutura e equipamentos para o seu funcionamento.

Geração de Emprego, Trabalho e Renda – Uma das propostas consiste em apoiar e promover a criação de novas cooperativas e associações de catadores, buscando parcerias entre governo e empresas para assistência jurídica, capacitação técnica e apoio em infraestrutura para atuação nas áreas urbanas.

Educação Ambiental – Uma das discussões nesse eixo é a realização de campanhas de Educação Ambiental nos bairros, escolas, dentre outros, para sensibilizar e fortalecer conceitos e ações para a prática da coleta seletiva dos resíduos sólidos para reutilização e reciclagem, despertando-os à limpeza pública e à conservação do meio ambiente, divulgando nos meios de comunicação.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.