27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Censo Nacional do Poder Judiciário vai traçar um perfil dos servidores da Justiça brasileira

Publicado em 27 de agosto, 2013

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou nesta segunda-feira (26) a campanha de adesão ao Censo Nacional do Poder Judiciário. A pesquisa pretende analisar as informações pessoais e funcionais para que seja traçado um perfil dos magistrados e servidores que atuam na Justiça brasileira e, posteriormente, servir como base para o desenvolvimento de políticas que auxiliem na melhoria do Judiciário como um todo.

Com a finalidade mobilizar todos os servidores da capital e do interior a responderem ao questionário do censo, os desembargadores Ari Jorge Moutinho da Costa e João Simões, presidente e ex-presidente do TJAM, respectivamente, juízes auxiliares da Presidência da instituição, diversos magistrados e demais servidores do Judiciário estadual estiveram no final da manhã desta segunda (26), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), para a solenidade de lançamento oficial da campanha.

“Esperamos que este censo tenha a participação de todos os servidores do judiciário estadual. Essa pesquisa é de extrema importância, uma vez que serve para identificar se estamos trabalhando bem e de forma satisfatória. O censo quer ter um diagnóstico preciso e transparente, a fim de que tudo seja somado para a boa prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do TJAM, desembargador Ari Moutinho.

Sigilo

O questionário a ser respondido é sigiloso e vai estar disponível apenas na internet. O tempo estimado de preenchimento do questionário é de aproximadamente cinco minutos. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados de forma genérica em termos estatísticos, sem identificação dos participantes. O questionário vai estar disponível para os servidores durante o período de 45 dias no link: http://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/censo-do-poder-judiciario.

“O Censo é para saber quem somos, quantos somos, como estamos trabalhando, se nosso trabalho está sendo eficiente para a sociedade, onde pode melhorar, onde pode corrigir e como poderíamos trabalhar”, explicou o coordenador da pesquisa no Tribunal de Justiça do Amazonas e juiz auxiliar da Presidência, Divaldo Martins.

Participantes

Devem responder ao questionário todos os servidores ativos da Justiça Estadual, Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar, além dos tribunais superiores, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Não participarão da pesquisa servidores do Judiciário cedidos a órgãos do Poder Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados. Já os servidores requisitados de outros Poderes para o Judiciário e os exercentes de cargos comissionados deverão participar do levantamento.

Importância

Até agora, apenas informações administrativas são conhecidas, como o número total de magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados em cada tribunal. Não se sabe, em âmbito nacional, nada sobre as características pessoais ou aquelas relacionadas ao seu trabalho. Não se sabe, por exemplo, quantos são servidores e magistrados do sexo masculino ou feminino, quantos são negros, brancos, indígenas, nem qual é a idade média dos servidores, entre outros dados relevantes.

“Essa é mais uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, provando que ele era um órgão necessário”, declarou Divaldo Martins.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.