Em comemoração aos 100 do cinema indiano, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Embaixada da Índia, realiza o Festival de Cinema Indiano, entre os dias 26 e 30 de agosto, sempre às 18h30, no Cine Teatro Guarany – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro.
A iniciativa se trata de um evento global e no Brasil. Além de Manaus, a mostra também circulará por Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Pirenópolis e São Paulo.
A ideia do evento é permitir que o público conheça mais sobre uma das cinematografias com maior produção no mundo, poucas vezes exibida no País. “Esse tipo de iniciativa é imprescindível para que a população tenha acesso às diversas produções culturais realizadas pelo mundo. Por isso, a Secretaria apoia a realização deste evento”, disse o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.
As sessões da mostra acontecem com entrada franca. Todos os filmes têm legendas em português e classificação livre.
Composto por cinco longas-metragens, o evento apresenta um panorama do moderno cinema da Índia, com obras lançadas entre os anos 2010 e 2011 e premiadas em diversos festivais pelo mundo.
Os filmes apresentados serão: “Só se vive uma vez” (2011), de Zoya Akhtar; “Moner Manush” (2010), de Goutam Ghose; “A tartaruga, uma encarnação” (2011), de Girish Kasarvalli; “Acorda, Sid” (2010), de Ayan Mukherji e “Pai” (2010), de R. Balki.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26 – Segunda-Feira
Filme “Moner Manush” (2010), de Goutam Ghose
Sinopse: A vida e a obra de Lalon Fakir, poeta, cantor e líder espiritual de uma seita baseada na tradição hindu, budista e islâmica, na Índia do século XIX.
DIA 27 – Terça-feira
Filme “Pai” (2010)
Sinopse: Jovem de 12 anos sofre de deficiência que causa envelhecimento acelerado. Uma reviravolta do destino o coloca casualmente em contato com seu pai, que ele nunca conheceu.
DIA 28 – Quarta-Feira
Filme “Acorda, Sid”
Sinopse: Rapaz boa-vida de Mumbai reprova na faculdade e se vê obrigado a trabalhar, enquanto se envolve amorosamente com uma amiga que o ajuda.
DIA 29 – Quinta-Feira
Filme “Só se vive uma vez” (2011)
Sinopse: Três inseparáveis amigos de infância fazem uma viagem pela Espanha, para celebrar a despedida de solteiro de um deles.
DIA 30 – Sexta-Feira
Filme “A tartaruga, uma encarnação” (2011)
Sinopse: Um funcionário público representa Gandhi numa série de TV, papel que lhe traz fama e riqueza, mas transtorna sua vida pacata.