A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa já vacinou, até agora, 5.111 meninas durante a Campanha de Vacinação contra o Câncer de Colo do Útero com imunização contra o HPV. A Semsa iniciou a campanha na última sexta-feira, dia 9, e tem como meta imunizar 52.583 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos até 30 de agosto.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que essa faixa etária foi escolhida para receber as primeiras doses porque é a faixa etária que está entrando na fase da adolescência.
A vacinação está acontecendo nas escolas municipais, estaduais e particulares de Manaus. A primeira etapa da campanha segue até o dia 30 de agosto para a aplicação da primeira dose da vacina.
Os Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Fluvial organizaram um cronograma específico para que cada uma das 686 escolas da capital sejam atendidas.
A vacina contra HPV deve ser ministrada em três doses com intervalo de 60 dias para a segunda dose e 180 dias para a terceira dose. Como a aplicação da vacina deve ser feita na própria escola onde as meninas estudam, é exigida apresentação de autorização por formulário assinado pelos pais ou responsáveis.
Os pais precisam ficar atentos para a data de agendamento da vacinação em cada escola. As adolescentes que não estiverem, por qualquer motivo, matriculadas em escolas, poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde – UBSs para receber a vacina.
A campanha vem sendo desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, que também já iniciou a vacinação nos municípios do interior. No total, 116.532 meninas devem ser vacinadas no estado do Amazonas.
É a sigla em inglês para Papilomavírus Humano. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
O HPV é transmitido por contato direto com a pele infectada. Grande parte das infecções é assintomática ou não aparente. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
Entretanto, o vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, sendo a primeira causa de óbitos em mulheres por câncer no Amazonas.
A prevenção contra o vírus se dá através da adoção de medidas de proteção nas relações sexuais e através da vacinação.
Salienta-se que o câncer de colo de útero pode ser detectado precocemente na realização regular do exame de papanicolau que diagnostica alterações celulares do colo do útero.
Veja mais notícias em Releases