22/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Defensoria Pública cria plantão para ampliar serviços à população carente

Publicado em 16 de julho, 2013

Já está funcionando, desde segunda-feira, 15 de julho, o serviço de plantão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com atendimento nas áreas de família, cível e criminal. O plantão funciona das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados e domingos, na sede da corregedoria da DPE-AM (rua 24 de maio, nº 321, Centro, zona sul) e segue orientação do governador Omar Aziz de mais oferta de serviços do órgão para a população carente que não têm condições de pagar os honorários de um advogado.

“Estamos fazendo este esforço para atender a população mais necessitada e com isso estabelecermos o equilíbrio nas relações judiciais, uma vez que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça já mantêm esses plantões. Agora o cidadão também terá direito à defesa nos horários fora do expediente regular”, explica o defensor geral Ricardo Trindade.

Entre as causas emergenciais que podem ser atendidas pelo plantão da Defensoria Pública estão, por exemplo, as prisões de forma geral, na área criminal; as buscas e apreensões de menores, além das questões de guarda de menor, na área de família; e mandados de reintegração de posse, na área cível.

“A demanda é muito grande, principalmente na área criminal. Agora, as pessoas que se sentirem lesadas por qualquer tipo de coação podem procurar o plantão da Defensoria Pública. É um grande avanço porque estamos ampliando à população o direito a ser assistida”, afirma Trindade.

Esquema dos plantões – De acordo com o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais da Defensoria Pública, defensor público Ricardo Paiva, a demanda pelos serviços plantonistas já havia sido detectada há algum tempo pelo órgão, que iniciou um grande esforço para ampliar o serviço. O plantão será realizado em forma de escala, com um defensor público de cada área, no total de três por plantão, e mais o pessoal de apoio.

Hoje, a Defensoria Pública conta com 47 defensores. O quadro vai aumentar neste ano, quando os aprovados no concurso público começarem a ser nomeados para seus respectivos cargos. “Mas ainda estamos concluindo as etapas do concurso e a previsão é que apenas em setembro comecem as nomeações”, explicou o defensor geral, Ricardo Trindade.

SERVIÇO
PLANTÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA
De segunda à sexta-feira: das 14h às 18h
Sábados e domingos: de 8h às 18h
Áreas de Atendimento: Civil, Criminal e Família.
Local de atendimento: Sede da corregedoria: Rua 24 de Maio, 321, Centro.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.