03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Escolas estaduais das zonas oeste e centro-oeste apresentam seus rendimentos educacionais à população

Publicado em 10 de julho, 2013

As 34 escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4) iniciaram, nesta quarta-feira (10), sua 4ª Mostra de Gestão. A atividade, realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano.

Criada em junho de 2005, a CDE 4 é responsável pelo assessoramento administrativo e pedagógico de escolas nas Zonas Oeste e Centro Oeste de Manaus. Um trabalho que alcança, atualmente, 37 mil alunos, informa a coordenadora Angélica Santos.

A ação da CDE 4 está dividida em três áreas. A área 1 compreendem as escolas dos bairros São Raimundo, Santo Antônio e Glória. Da área 2, fazem partes as unidades de ensino dos bairros Santo Agostinho e Compensa 1, 2 e 3. Já a área 1 é composta pelos bairros Nova Esperança, Lírio do Vale, Planalto, Vila da Prata e São Jorge.

Coordenadora da CDE 4 desde a sua fundação, a professora Angélica Santos conta que a dedicação da equipe que ela coordena, com o apoio da Seduc, tem superado as barreiras.

“Anos atrás, nossos índices de aprovação eram muito baixos. Hoje, no entanto, crescemos e registramos média de aprovação geral em torno de 78% e escolas que antes registravam apenas 40% de aprovação e nesse ano registram 90%, o que aponta para a qualidade” informou Angélica Santos.

Segundo a coordenadora, o crescimento das escolas da CDE 4 já coloca a coordenadoria entre os oito melhores desempenhos entre todas as coordenações do Estado. “Nós começamos praticamente em último lugar”, lembra Angélica.

Com uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, a CDE 4 tem conseguido acompanhar e orientar mais de perto o trabalho das escolas, conta Angélica. “A partir de 2012, a nossa equipe de trabalho ficou bem maior, o que facilitou o trabalho. Hoje, nós vamos muito às escolas, oferecendo assessoramento”, afirma a coordenadora.

De acordo com a professora, a proximidade maior da CDE 4 com as escolas, permitiu fazer um trabalho de assessoramento e conscientização dos gestores. “O desafio hoje é fazer com que todos os gestores cumpram com o seu trabalho para fazer uma boa gestão. Os gestores aqui não eram assíduos. Hoje em dia eles são assíduos, pontuais e fazem a parte pedagogia funcionar”, ressalta.

Cada pedagogo da CDE 4 é responsável pelo assessoramento pedagógico de cinco escolas, por turno. “E todas as escolas são visitadas. Não é todo dia, mas toda semana é feita visita naquela escola. E dependendo da escola, se ela for de grande ou médio porte, ela tem mais visitas, o fluxo de trabalho é muito maior”, explica Angélica.

Exemplo

Uma das unidades de ensino da CDE 4 que apresentaram seus resultados durante a abertura da Mostra, nesta quarta-feira (10) foi a escola estadual Liberalina Weill, no bairro Santo Antônio. A unidade de ensino foi fundada em 1987 e é motivo de orgulho na comunidade.

Em 2009 e 2011, pelo bom desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a escola Liberalina Weill recebeu o prêmio “Escola de Valor”, concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas escolas no aprimoramento dos serviços prestados à população.

Segundo dados do Sigeam apresentado durante o evento, em 2010, 90% dos alunos matriculados na escola Liberalina Weill foram aprovados para a série seguinte. O índice de reprovação foi de 2% e o de abandono ficou em 8%. No ano seguinte, os resultados se repetiram e, em 2012, o número de estudantes que abandonaram a sala de aula caiu para 4%, mas o número de reprovação passou de 2% para 6%.

De acordo com a direção da escola, as metas para 2013 são: elevar o índice de aprovação de 90% para 93%; eliminar o índice de abandono escolar; fortalecer a relação entre a escola e a comunidade e melhorar as práticas pedagógicas.

“Os pais ainda estão muito distantes. O acompanhamento deles é importante porque o aluno se sente mais motivado, quando percebe que há um interesse dos pais em relação à formação dele”, defende a gestora da escola Liberalina Weill, Elinese Magalhães.

A escola Liberalina Weill atende a 480 alunos, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade de ensino médio. A unidade de educação possui seis salas equipadas com Data Show, um laboratório de informática e uma quadra poliesportiva.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.