23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Meninas da Luta Olímpica conquistam dois ouros e uma prata no Brasileiro Cadete

Publicado em 07 de julho, 2013

O Amazonas voltou a brilhar numa competição nacional de alto nível. Na primeira parte do Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica Cadete (atletas nascidos entre 1996 e 1997), as três meninas da equipe deram show e conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) aconteceu neste sábado, dia 6 de julho, na Universidade Estácio de Sá, em Vitória (ES).

Andria Pimentel, de vermelho, trouxe o primeiro ouro para o Amazonas.

Andria Pimentel, de vermelho, trouxe o primeiro ouro para o Amazonas. Foto: Michel Dantas/Sejel

O primeiro ouro foi conquistado por Andria Pimentel, valendo pela categoria 56 kg. Após vencer três adversárias na fase eliminatória, ela chegou à grande final como favorita e fez valer sua maior técnica vencendo Daniele Almeida (Rio de Janeiro) por pontos.

Quem também chegou ao topo do pódio foi Diane Martins Farias. Na final da categoria 43 kg, a amazonense venceu a paraibana Raiane Souza por encostamento, o golpe perfeito da luta olímpica.

A única prata do dia das meninas foi obtida por Thalia Lopes, da categoria 52 kg. A atleta amazonense entrou na final com o tornozelo direito torcido e viu o título escapar para Yasmim Torres, representante do Rio de Janeiro.

Apoio

A delegação é formada por 13 integrantes e recebeu todas as passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O grupo faz parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

A equipe tem nove atletas, sendo três meninas (Thalia Lopes, Andria Pimentel e Diane Martins) e seis homens (Patrick Souza, David Oliveira, Railson Dutra, David Washington Peixoto, Maycon Messias e Matheus Fernandes). A delegação tem ainda mais quatro membros: Helton Henrique (técnico), Allan Matos (auxiliar técnico), José Falabella Netto (presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica e chefe da delegação) e Leonardo Correa (fisioterapeuta).

O desempenho da delegação é acompanhado de perto pelo secretário executivo da Sejel, Anderson Souza. “As meninas já fizeram bonito, agora vamos aguardar os resultados do time masculino”.

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.