Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem levar neste sábado, dia 08, os filhos para se protegeram contra a paralisia infantil em um dos 990 postos de vacinação espalhados pela cidade.
A Prefeitura de Manaus montou um forte esquema para o Dia D de imunização, com a abertura da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite marcada para às 10h, na Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, na rua J, São José III, com a presença do Zé e da Maria Gotinha e de várias atividades de lazer para a garotada.
Segundo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o município de Manaus deverá imunizar 152.735 crianças, ou seja, 95% do total do número estimado de menores na faixa etária indicada, até quatro anos, onze meses e 29 dias.
A distribuição da vacina oral (a chamada gotinha) já foi feita pela Semsa nas unidades de saúde e a campanha segue do dia 8 até o dia 21 de junho.
Os bebês com menos de seis meses receberão a dose injetável da vacina. “Em muitos países, o vírus da paralisia infantil ainda circula, por isso é importante mantermos as nossas crianças protegidas do vírus”, enfatizou o secretário.
Evandro Melo alerta que os pais devem levar aos postos de saúde a caderneta de vacinação de seus filhos.
Caso os pais tenham perdido o cartão de vacinação da criança, a unidade de saúde fornecerá um comprovativo de que o menor tomou a vacina. Não há contra indicações para a vacina.
Mesmo com febre, abaixo de 38º, resfriado ou qualquer intercorrência no dia da Campanha, a criança deverá receber a vacina contra a poliomielite.
Veja mais notícias em Releases