16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tefé ganha Secretaria Municipal Indígena

Publicado em 24 de maio, 2013

A luta pela demarcação de terra e o reconhecimento por uma educação diferenciada estão entre as prioridades da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus). A entidade foi regulamentada no último dia 21, com a proposta de atender às principais demandas e promover o etnodesenvolvimento em 19 aldeias, divididas entre indígenas dos povos Kambeba, Kokama, Tikuna e Kaixana.

O titular da Semait é Arivaldo Gomes Pacaio Kambeba, 39, que também pretende dar uma atenção especial à questão da saúde indígena naquela localidade, além de viabilizar a realização de diversos cursos de capacitação e outros benefícios, com apoio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em visita à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), em novembro do ano passado, o prefeito Antenor Paz (PSD) já havia garantido apoio para a criação da nova secretaria e até para a realização de um seminário de planejamento, para que o trabalho seja realizado em conjunto com várias instituições.

“No dia 4 de janeiro nós realizamos a Reunião do Movimento Indígena de Tefé e, na ocasião, com a presença dos comunitários convidados pelo próprio prefeito, foi dada abertura para que eles falassem o que queriam”, informou Arivaldo Kambeba. “E eles queriam a secretaria, contudo, nosso trabalho começou antes mesmo da criação do órgão, com visita às comunidades para ver as demandas e prioridades”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Tefé tem cinco servidores contratados e quatro voluntários, todos indígenas. O ideal é que esse número chegue a 27, de acordo com Arivaldo.

Uma das competências da Semait é coordenar as ações de governo voltadas às políticas indígenas, valorização da identidade e cultura das tradições dessas populações no município.

Outras secretarias

Além de Tefé, outras cinco cidades possuem secretarias municipais indígenas no Amazonas: Autazes, Atalaia do Norte, Alvarães, Benjamin Constant e Humaitá. Em outras localidades, os assuntos indígenas são tratados por meio de coordenação ou departamento.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.