24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vacinação antirrábica é iniciada hoje na Zona Rural e Ribeirinha

Publicado em 23 de maio, 2013

A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, começa nesta quinta-feira, dia 23, a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural e Ribeirinha de Manaus, durante 40 dias.

A campanha vai abranger inicialmente a Rodovia AM-010 e comunidades ribeirinhas do Rio Negro e Rio Amazonas. De acordo com o chefe do Núcleo da Raiva Animal, José Horácio Pereira, a campanha terá início nas comunidades da AM 010.

A expectativa, segundo Pereira, é imunizar mais de 204 mil animais entre cães e gatos até o final da campanha na capital. A outra etapa de campanha de vacinação antirrábica, na zona urbana, acontecerá na capital a partir do dia 9 de Setembro.

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura.

É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.

Os principais sintomas de um animal infectado pela raiva são a dificuldade de alimentação e ingestão de água, agressividade além do normal e salivação excessiva.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.