A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf executa reparos ocasionados por um vazamento em uma “rede pluvial” na Avenida Nilton Lins, zona Centro-Sul, em frente a um condomínio Alpha Garden.
O problema causou a erosão do solo, que atingiu a via pública e parte da rede de drenagem que passa na pelo condomínio.
Esta parte da tubulação recebe as águas do conjunto Shangrilá e de todas as residências que seguem no sentido bairro-Centro até a entrada do Parque das residências.
Trata-se de um braço do igarapé que foi canalizado pela prefeitura, em administrações passadas, e que atravessa subterraneamente por dentro do condomínio.
Após identificação do problema, a Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf agiu de forma preventiva na área, executando os serviços de 30 metros de drenagem profunda e a troca de 60 canos de 1,50 metros de diâmetro.
Todas as tubulações utilizadas na drenagem profunda serão pagas à prefeitura pela construtora do condomínio. O serviço que cabe à Seminf foi definido após uma reunião com os responsáveis pelo condomínio, a construtora e a prefeitura.
A parceria firmada entre a construtora e o poder público é para solucionar o problema de forma definitiva, com a troca da canalização da drenagem no local.
Segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, as tubulações eram antigas e, com o tempo, adquiriram infiltrações, encharcando o solo e causando a erosão, inclusive dentro da área particular. O serviço deve ser concluído no prazo de 25 dias.
A Seminf informa ainda que a implantação da nova canalização vai evitar outra erosão devido às chuvas. Vão ser diretamente beneficiados todos os moradores dos trechos percorridos pela nova drenagem e as pessoas que transitam pelo local.
Veja mais notícias em Releases