O Gabinete de Gestão Integrada Municipal realizou, na tarde dessa quinta-feira, 16, a 6a Reunião Extraordinária do ano com o tema ‘Enchente 2013’.
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil de Manaus, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, Secretaria Municipal de Abastecimento – Sempab, Secretaria Municipal de Limpeza Pública – Semulsp e do Prosamim.
Segundo o secretário do Gabinete Militar, Coronel Fernando Farias, o objetivo foi comparar os dados de cada secretaria em relação à cheia do Rio Negro, o impacto da subida das águas e discutir medidas preventivas.
O nível do Rio Negro, nesta quinta-feira chegou a 28,75m, menor que no ano passado quando, no mesmo dia, a cota medida era de 29,78m.
Ainda assim, as autoridades entraram em consenso de que é preciso tomar medidas emergenciais que possam minimizar o impacto da cheia para moradores das áreas com risco de alagamento.
Uma das preocupações é com relação alagação das ruas no Centro da cidade, cuja medida preventiva vem sendo estuda como relata o subsecretário da Defesa Civil, coronel Aníbal Gomes.
A subida das águas já atingiu cinco bairros da capital: Glória, Educandos, Presidente Vargas, Raiz e São Geraldo. Nestes locais, a Defesa Civil de Manaus construiu 640 metros de Pontes.
A previsão é erguer mais 2.241m passagens de madeira nos locais afetados.
A Semuslp também está trabalhando com ação de prevenção e já retirou 2.900 toneladas de lixo dos igarapés urbanos. A Semsa está atuando em ações práticas de orientação à população sobre como evitar o contato com a água.
A próxima reunião de análise de tarefas e estratégias do trabalho em conjunto está marcada para dia 21 de maio, as 14h30 na sede da Prefeitura de Manaus.
A cota prevista pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM é que o rio Negro chegue a 29,46m em 2013.
Veja mais notícias em Releases