30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Brasília, prefeito defende interesses da Zona Franca de Manaus

Publicado em 06 de maio, 2013

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, está em Brasília, nesta segunda-feira, dia 06, juntamente com o governador do Amazonas, Omar Aziz, para articular com os senadores a manutenção da alíquota de 12% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS para a Zona Franca de Manaus.

Com o governador e a bancada amazonense, Arthur usou seu prestígio pessoal para ir a vários gabinetes do Senado, conversando e convencendo sobre o impacto da decisão para a economia do Estado.

Nesta terça-feira, dia 07, está prevista a votação pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado do projeto que altera as alíquotas do ICMS em operações interestaduais.

No final de abril, a comissão aprovou um parecer do senador Delcídio Amaral, do PT-MS, que reduz de 12% para 7% as alíquotas do imposto para os Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o Espírito Santo.

Arthur manteve confirmou que já conversou com os senadores José Agripino Maia, do DEM/RN, Cristovam Buarque, do PDT/DF, Lindemberg Farias, do PT/TJ, Rodrigo Rolemberg, do PSD/DF, e Aluysio Nunes (PSDB/SP) e também está conversando com outros senadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O prefeito ressaltou que pretende sensibilizar os parlamentares dos demais Estados para que não atendam exclusivamente aos interesses de São Paulo.

Arthur e Omar visitaram os gabinetes dos senadores de posse de uma nota técnica elaborada pela Secretaria de Estado de Fazenda – Sefaz e dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa sobre o impacto causado pela redução do imposto. A experiência de ambos sobre o assunto também foi importante no debate com os parlamentares.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.