Uma reunião com órgãos ligados ao setor primário foi realizada nesta quinta-feira, dia 2 de Maio, na Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento – Sempab.
A intenção foi discutir a viabilização da construção de uma política municipal do setor de pescado e solucionar problemas ligados ao desembarque e armazenamento.
Essa é a primeira de muitas reuniões que vão acontecer na Sempab com o intuito de solucionar problemas como desperdício de pescado na entressafra, período em que a oferta é maior que a procura.
Também foram discutidos assuntos como educação ambiental para os pescadores, cuidados no desembarque e aproveitamento do pescado excedente, como afirma o secretário da Sempab, Jefferson Praia.
Participaram da reunião representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas – Consea/AM, Departamento de Vigilância Sanitária – Dvisa, Batalhão Ambiental, Federação dos Pescadores do Amazonas – Fepesca, Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura – Sepa e empresários do setor frigorífico.
Os vereadores Junior Ribeiro e Alonso Oliveira também participaram da reunião e colocaram a Câmara municipal à disposição para que a discussão ganhe força e possa acabar com o desperdício de peixe.
Outro ponto discutido na reunião foi a ocupação do Terminal Pesqueiro de Manaus, nesta quinta-feira pelos pescadores, que usaram o espaço para o desembarque dos seus produtos.
A ocupação foi realizada de forma pacifica. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que tem o domínio do local, entrou em acordo com a Fepesca e os pescadores vão poder utilizar a balsa para desembarque do pescado.
O secretário disse que o papel da Prefeitura nesse momento continua sendo o mesmo, que é o de orientar os pescadores quanto ao desperdício, colocar à disposição caminhões para transportar o pescado para outros bairros para serem comercializados, além de comprar uma parte desse excedente.
Jefferson Praia informou que o Dnit está repassando o controle do terminal pesqueiro para a Secretaria da Pesca e Aquicultura que, por sua vez, irá repassá-lo à Prefeitura de Manaus. Ainda não há previsão de quando o processo deve ser concluído.
A Sempab vai continuar atuando na balsa, de forma a orientar os pescadores a trazer para o consumo da população apenas o pescado maior que 20 centímetros, permitido por lei.
A secretaria também estuda realizar uma fiscalização com todos os órgãos envolvidos direta e indiretamente na comercialização de pescado na balsa pública de desembarque de peixe.
Veja mais notícias em Releases