28/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Campanha contra gripe termina na sexta-feira

Publicado em 25 de abril, 2013

A Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, encerra nesta sexta-feira, dia 26 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Influenza.

Já foram vacinadas 167.361 pessoas, atingindo 68,37% da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Até o dia 26 de abril a Semsa pretende vacinar 245 mil pessoas contra a gripe, ou 80% da meta.

O público-alvo da campanha são mulheres gestantes, profissionais de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que a Semsa está mantendo a vacinação em todos os estabelecimentos de saúde como nas Unidades Básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família, Policlínicas e Unidades Ambulatoriais, e através de postos volantes em locais de grande circulação de pessoas, supermercados, shoppings, igrejas, Pronto Atendimento ao Cidadão, além de presídios e comunidades indígenas.

Outra medida tomada pela Semsa, facilitando o acesso da população às ações da campanha, é a disponibilização de quatro telefones para que as pessoas possam solicitar a presença das equipes volantes em condomínios e hospitais particulares da cidade.

Cada zona geográfica da cidade recebeu um telefone diferente e que pode ser utilizado para agendar a vacinação, podendo marcar um horário mesmo depois das 18 horas, atendendo a necessidade das pessoas que trabalham em horário comercial.

Os telefones são:
Zona Oeste – 3654-5508
Zona Sul – 3637-6947
Zona Leste – 3681-6705
Zona Norte – 3581-3499.

A Semsa também encerra na sexta-feira, dia 26 de abril, as ações da Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal, iniciada no ultimo dia 15.

Pessoas com mais de 50 anos de idade, público alvo da campanha, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, UBSs, Unidades Móveis, Policlínicas, Unidades de Saúde Ambulatorial, USAs, e Unidades Básicas de Saúde da Família que oferecem atendimento com cirurgiões dentistas para a realização de exames odontológicos com ênfase na busca de lesões com potencial cancerígeno.

A gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, Shirley Maria de Araújo Passos, explica que a doença é mais frequente entre indivíduos do sexo masculino e na faixa etária acima dos 50 anos e por isso a busca ativa está sendo intensificada entre pessoas nessa faixa etária.

De acordo com a gerente, os riscos para o desenvolvimento do câncer bucal aumentam quando há associação com o uso de álcool e cigarro, além da má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

Para identificar lesões suspeitas é necessário realizar exames de rotina com cirurgião dentista, prevenindo o desenvolvimento do câncer bucal.

Os sinais de alerta são feridas que não cicatrizam nos lábios e na boca, machas brancas ou avermelhadas nas gengivas, língua ou mucosa oral, tumorações ou endurações, caroços na região da boca ou pescoço.

Os casos suspeitos são encaminhados para os Centros de Especialidade Odontológica, CEOs.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.